Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5834
Tipo: Monografia
Título: Utilização de resíduos agroindustriais para produção de queratinases e posterior aplicação como biofertilizantes
Autor(es): Kubeneck, Simone
Primeiro Orientador: Treichel, Helen
Primeiro membro da banca: Mossi, Altemir José
Segundo membro da banca: Bonatto, Charline
Resumo: A agroindústria possui participação significativa na economia do País, e os setores frigoríficos responsáveis pelo processamento de carne fazem parte deste setor. O consumo de proteína animal na alimentação vem crescendo constantemente, conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal somente em 2020 o consumo de carne chegou a aproximadamente 46 kg/hab. Indústrias frigoríficas responsáveis pelo processamento da carne, tem grande geração de resíduos como pelos suínos, penas de frango, cascos dentre outros, que são ricos em queratina e por conta disso são considerados resíduos de difícil degradação por enzimas comuns e pela ação microbiana, tornando o descarte incorreto desse resíduo um problema ambiental. Devido a elevada quantia de queratina presente nestes resíduos, pelos suínos e penas de frango podem ser utilizados como fontes únicas de carbono e nitrogênio em processos fermentativos de baixo custo para a produção de enzimas como as queratinases, devido a sua capacidade de hidrolisar resíduos com queratina. Nesse contexto, este trabalho objetivou a utilização de pelos suínos para a obtenção de enzimas queratinases e a posterior aplicação do extrato enzimático e dos pelos suínos, em conjunto com microrganismos, como biofertilizantes no crescimento de mudas de tomate, uma vez que este extrato é considerado uma fonte de nutrientes. Portanto,os pelos suínos foram utilizados como substrato em processos fermentativos microbianos em estado sólido e estado submerso, e a partir da melhor condição e tempo de fermentação os extratos enzimáticos obtidos, assim como pelos suínos e microrganismo produtor de queratinase foram aplicados diretamente no solo, afim de avaliar a ação dos mesmos no desenvolvimento de mudas de tomate. Como resultados, foram obtidas atividades queratinolíticas de até 591,51 U/g e o desenvolvimento de forma normal de mudas tomate ao serem aplicados tratamentos tendo como matéria prima os pelos suínos, mesmos tendo valores de altura e diâmetro inferiores ao controle negativo, o qual não havia tratamento. Trazendo uma forma mais ecônomica e ambientalmente amigável de dispor e utilizar esses resíduos provenientes da agroindústria.
Palavras-chave: processo fermentativo
mudas de tomate
enzimas
pelos suínos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5834
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUBENECK.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.