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Type: Dissertação
Title: Educação ambiental e agroecologia: o papel das escolas do campo de Quedas do Iguaçu-PR
Author: França, Neuza Félix
First advisor: Borba, Maude Regina de
Resume: A Educação Ambiental cumpre papel fundamental, principalmente nos projetos e ações agroecológicas em Escolas do Campo, sendo fator determinante para a tomada de consciência e atitude, especialmente com as mudanças ambientais da última década. Entretanto, há diferentes fatores envolvidos, dos quais depende uma Educação Ambiental efetiva, ou se tratará de mera nomenclatura citada nos currículos escolares. Neste sentido, no presente estudo buscou-se analisar qual o papel das Escolas do Campo no protagonismo da Educação Ambiental e agroecológica. A pesquisa foi realizada nas sete Escolas Estaduais do Campo de Quedas do Iguaçu-PR, localizadas em sete comunidades rurais do município. A abordagem metodológica utilizada foi de natureza quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados aos diretores das escolas. Os dados obtidos foram tabulados com auxílio do software Microsoft Office Excel, a partir do método análise de conteúdo. Adicionalmente, foi realizada pesquisa documental e levantamento de informações junto a escola e bancos de dados de diferentes instituições (IPARDES, IBGE, SIT, entre outros) para compor os dados secundários do estudo. Constatouse que a Educação Ambiental está presente em quase a totalidade das instituições de ensino (85,71%), com exceção de apenas uma dentre as sete estudadas. A abordagem dessa temática está diretamente relacionada a projetos de Educação Ambiental desenvolvidos com os estudantes. Dentre os projetos executados pelas Escolas do Campo estão: horta na escola (escolas A, B, C, D, E e F), proteção de nascentes (escolas B, E e F), produção de produtos de limpeza (sabão) com reaproveitamento de resíduos de óleo doméstico (escola F), produção de folhosas em sistema de hidroponia (escola E), fonte de energia solar para aquecimento de água (escola B) e preparativos para a Jornada em Agroecologia (escolas C, D e E). Os projetos são desenvolvidos a partir de iniciativa própria das escolas ou com incentivo externo proveniente de empresas e instituições como ENGIE Brasil Energia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (EMATER), principalmente. Diante do exposto, a partir do presente estudo, é possível concluir que a Educação Ambiental está prevista e, de fato, vem sendo trabalhada nas Escolas Estaduais do Campo do município de Quedas do Iguaçu/PR. Entretanto, a Agroecologia está muito pouco presente nestas instituições de ensino, quer seja nas ações, quanto nos documentos norteadores. Assim, tendo em vista a importância, bem como convergência dos princípios da Agroecologia e Educação Ambiental, a busca pela ampliação destas temáticas nas Escolas do Campo se faz necessária e deve ser incentivada.
Abstract: Environmental Education plays a fundamental role, especially in agroecological projects and actions in Rural Schools, being a determining factor for awareness and attitude, especially with the environmental changes of the last decade. However, there are different factors involved, on which an effective Environmental Education depends, or it will be a mere nomenclature mentioned in school curricula. In this sense, the present study sought to analyze the protagonism of Rural Schools in Environmental and Agroecological Education. The research was carried out in the seven State Rural Schools of Quedas do Iguaçu-PR, located in seven rural communities in the municipality. The methodological approach used was quali-quantitative. Semi-structured interviews were carried out, with questionnaires containing open and closed questions applied to school directors. The data obtained were tabulated using Microsoft Office Excel software and the content analysis method was applied. Additionally, documental research was carried out and information was gathered from the school and from databases of different institutions (IPARDES, IBGE, SIT, among others) to compose the secondary data of the study. It was found that Environmental Education is present in almost all educational institutions (85.71%), except for only one of the seven studied. The approach to this theme is directly related to Environmental Education projects developed with students. Among the projects carried out by Rural Schools are vegetable gardens at school (schools A, B, C, D, E, and F), protection of water springs (schools B, E, and F), production of cleaning products (soap) with reuse of domestic oil waste (school F), production of leafy species in a hydroponics system (school E), source of solar energy for heating water (school B) and preparations for the Agroecology Journey (schools C, D, and E). The projects are developed based on the schools' initiative or with external incentives from companies and institutions such as ENGIE Brasil Energia, the National Rural Learning Service (SENAR), and the Paraná Rural Development Institute (EMATER) mainly. Given the above, from the present study, it is possible to conclude that Environmental Education is planned and has been worked on in the State Rural Schools of Quedas do Iguaçu/PR. However, Agroecology is little present in these educational institutions, whether in actions or in guiding documents. Thus, given the importance, as well as the convergence of the principles of Agroecology and Environmental Education, the search for the expansion of these themes in Rural Schools is necessary and should be encouraged.
Keywords: Educação ambiental
Escola rural
Sustentabilidade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5846
Issue Date: 2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

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