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Tipo: Dissertação
Título: A contribuição da formação tecnológica para o desenvolvimento regional: o caso do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos
Autor(es): Maciel, Milton Cesar Buzata
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Primeiro coorientador: Kroth, Darlan Christiano
Primeiro membro da banca: Boff, Vilmar Antônio
Segundo membro da banca: Botelho, Louise de Lima Roedel
Resumo: As políticas públicas voltadas à capacitação científica e tecnológica guardam estreita relação com o desenvolvimento socioeconômico das regiões e países, pois estão na base do fornecimento da infraestrutura de conhecimentos para sustentação de tais empreendimentos. Nessa concepção, esta dissertação se propôs a analisar os potenciais efeitos socioeconômicos da implantação de uma unidade, do Instituto Federal Farroupilha, no município de Júlio de Castilhos no período de 2008-2020, dentro do movimento de expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir de 2003. Foi ponderada a atuação institucional enquanto política pública de Estado, a formação profissional e a promoção do desenvolvimento socioeconômico, a partir da percepção de atores da comunidade interna e externa regional. O processo de pesquisa foi estruturado em quatro fases: revisão teórico/bibliográfica, levantamento e catalogação documental, pesquisa de campo e análise de dados. Na pesquisa de campo foram utilizados o questionário eletrônico e entrevista semiestruturada. Os aspectos metodológicos deste trabalho foram caracterizados a partir da pesquisa qualitativa, priorizando uma abordagem descritiva exploratória. A interpretação dos dados foi articulada com análise de conteúdo e triangulação das informações coletadas. Os resultados da pesquisa confirmam que a instituição tem reconhecida aprovação pela comunidade local e regional em termos de acesso à educação, formação/capacitações em diversos níveis, no entanto, desenha uma trajetória pendular com relação a sua atuação para processos de desenvolvimento socioeconômico. Suas ações nesse sentido são consideradas pontuais e articuladas a setores específicos da sociedade regional. A instituição, pelos poucos anos de existência, caminha para sua consolidação, mas enfrenta dificuldades devido ao ambiente produtivo conservador, hostil a penetração tecnológica e diversificação produtiva, bem como a polarização política recente que, se reflete nas relações comunidade/instituição. A comunidade credita à instituição, suas expectativas no que diz respeito ao protagonismo em ações e empreendimentos na esfera do desenvolvimento regional, devido ao potencial em infraestrutura física e capital humano, reconhecido socialmente. A sociedade, pelos seus atores e agentes, distingue um ambiente local, de antes e depois do Instituto, pelo significativo contexto de mudanças que provocou em certas estruturas locais.
Abstract/Resumen: Public policies aimed at scientific and technological training are closely related to the socioeconomic development of regions and countries, as they are the basis for providing the knowledge infrastructure to support such enterprises. In this conception, this dissertation proposed to analyze the potential socioeconomic effects of the implantation of a unit, of the Instituto Federal Farroupilha, in the municipality of Júlio de Castilhos in the period 2008-2020, within the movement of expansion of Vocational and Technological Education (EPT) in Brazil since 2003. Institutional action was considered as a public policy of the State, professional training and the promotion of socioeconomic development, based on the perception of actors from the internal and external regional community. The research process was structured in four phases: theoretical/bibliographic review, document survey and cataloging, field research and data analysis. In the field research, an electronic questionnaire and a semi-structured interview were used. The methodological aspects of this work were characterized from qualitative research, prioritizing an exploratory descriptive approach. Data interpretation was articulated with content analysis and triangulation of the information collected. The research results confirm that the institution has recognized approval by the local and regional community in terms of access to education, training/training at different levels, however, it draws a pendulum trajectory in relation to its performance for socio-economic development processes. Its actions in this sense are considered punctual and articulated to specific sectors of regional society. The institution, for the few years of existence, is heading towards its consolidation, but it faces difficulties due to the conservative productive environment, hostile to technological penetration and productive diversification, as well as the recent political polarization that is reflected in the community/institution relations. The community credits the institution with its expectations regarding the leading role in actions and undertakings in the sphere of regional development, due to the potential in physical infrastructure and human capital, socially recognized. Society, through its actors and agents, distinguishes a local environment, before and after the Institute, due to the significant context of changes it has caused in certain local structures.
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas
Instituições de ensino
Ensino superior
Desenvolvimento social
Desenvolvimento econômico regional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5854
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
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