Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.referee1Pasa, Bárbara Cristina-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor-
dc.contributor.referee3Borges, Pedro Augusto-
dc.creatorVogt, Guilherme Guterres-
dc.date2022-06-08-
dc.date.accessioned2022-10-17T13:58:02Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-17T13:58:02Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5900-
dc.description.abstractMathematics of Mathematics has been discussed more closely in teacher preparing courses, especially from the mid-1999s onwards. . This will be done from the study and analysis of available reference documents, mainly from the 2018 BNCC, which presented a proposal to reformulate the curriculum and, consequently, the way of teaching and all curricular components. In this study, in the conceptions of elementary school teachers, we do not detain early years on the teaching of algebra at this stage. From the study, it is proposed to carry out a teacher training course through an AVA platform that will serve to approach the theme considering the use of Information and Communication Technology. The results present an analysis of the potential of using a VLE in the preparing of teachers in the early years.pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática tem sido objeto de discussão com mais afinco nos cursos de formação de professores, principalmente, a partir de meados dos anos 1990. Este trabalho tem por objetivo discutir como a unidade temática de álgebra vem sendo apresentada nos anos iniciais. Isto será feito a partir do estudo e análise dos documentos de referência disponíveis, principalmente, da BNCC de 2018 que apresentou uma proposta de reformulação do currículo e, consequentemente, do modo de ensinar e pensar todos os componentes curriculares. Nos deteremos neste estudo, nas concepções dos professores do ensino fundamental, anos iniciais sobre o ensino de álgebra nesta etapa. A partir do estudo é proposta a realização de um curso de formação de professores por meio de uma plataforma AVA que servirá para a abordagem do tema considerando a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os resultados apresentam uma análise das potencialidades da utilização de um AVA na formação de professores dos anos iniciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-14T19:31:14Z No. of bitstreams: 1 VOGT.pdf: 1210144 bytes, checksum: b3643e0242dc946f8f4016dd063a204b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-17T13:58:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VOGT.pdf: 1210144 bytes, checksum: b3643e0242dc946f8f4016dd063a204b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T13:58:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VOGT.pdf: 1210144 bytes, checksum: b3643e0242dc946f8f4016dd063a204b (MD5) Previous issue date: 2022-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titleO ensino de álgebra nos anos iniciais: uma proposta de formação continuada por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOGT.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.