Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5900
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de álgebra nos anos iniciais: uma proposta de formação continuada por meio do uso de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) |
Autor(es): | Vogt, Guilherme Guterres |
Primeiro Orientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
Primeiro membro da banca: | Pasa, Bárbara Cristina |
Segundo membro da banca: | Petry, Vitor |
Terceiro membro da banca: | Borges, Pedro Augusto |
Resumo: | O ensino da Matemática tem sido objeto de discussão com mais afinco nos cursos de formação de professores, principalmente, a partir de meados dos anos 1990. Este trabalho tem por objetivo discutir como a unidade temática de álgebra vem sendo apresentada nos anos iniciais. Isto será feito a partir do estudo e análise dos documentos de referência disponíveis, principalmente, da BNCC de 2018 que apresentou uma proposta de reformulação do currículo e, consequentemente, do modo de ensinar e pensar todos os componentes curriculares. Nos deteremos neste estudo, nas concepções dos professores do ensino fundamental, anos iniciais sobre o ensino de álgebra nesta etapa. A partir do estudo é proposta a realização de um curso de formação de professores por meio de uma plataforma AVA que servirá para a abordagem do tema considerando a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os resultados apresentam uma análise das potencialidades da utilização de um AVA na formação de professores dos anos iniciais. |
Abstract/Resumen: | Mathematics of Mathematics has been discussed more closely in teacher preparing courses, especially from the mid-1999s onwards. . This will be done from the study and analysis of available reference documents, mainly from the 2018 BNCC, which presented a proposal to reformulate the curriculum and, consequently, the way of teaching and all curricular components. In this study, in the conceptions of elementary school teachers, we do not detain early years on the teaching of algebra at this stage. From the study, it is proposed to carry out a teacher training course through an AVA platform that will serve to approach the theme considering the use of Information and Communication Technology. The results present an analysis of the potential of using a VLE in the preparing of teachers in the early years. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino e aprendizagem Álgebra Política educacional Educação fundamental Formação continuada de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5900 |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Nível: | Mestrado profissional |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VOGT.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.