Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5915
Type: Monografia
Title: Prestação de contas, transparência e participação social: análise das mídias sociais das prefeituras municipais de Santo Ângelo e Mato Queimado-RS
Author: Pies, Jéssica
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Söthe, Ari
metadata.dc.contributor.referee2: Radons, Daiane Lindner
Resume: Com a evolução e avanço das tecnologias de informação, várias possibilidades de interação e comunicação entre Estado-sociedade foram criadas. Nesse contexto, as redes sociais e suas mídias sociais, se tornam uma excelente ferramenta de promoção da transparência, de prestação de contas e da participação social. A presente pesquisa, portanto, objetivou analisar se as mídias sociais das Prefeituras Municipais de Santo Ângelo e de Mato Queimado qualificam a prestação de contas, a transparência e a participação social. A metodologia utilizada foi classificada como uma pesquisa documental, com abordagem descritiva qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza científica de multicaso. A pesquisa foi realizada nas redes sociais oficiais das prefeituras municipais de Mato Queimado e Santo Ângelo, sendo respectivamente, a maior e menor cidade que compõe o COREDE Missões. A pesquisa ocorreu entre de 10 de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. A pesquisa identificou que as prefeituras utilizam duas redes sociais, o Facebook e Instagram, e que juntas, somam aproximadamente 26.156, seguidores com uma média de pouco mais de 1.704 interações, onde são publicadas, em sua maior parte, mídias sociais como imagens, textos informativos e vídeos. Notou-se que a participação social promovida pelas redes, foi elevada, vista a disponibilidade de informação de forma clara e compreensível. A comparação realizada entre as prefeituras identificou que o tamanho populacional pode interferir na participação social, porém, a participação por parte de ambas as prefeituras com o cidadão são nulas, ou seja, a prefeitura não responde às interações dos seguidores. Por fim, conclui-se que existe uma iniciativa e uma tendência do uso das redes digitais pela prefeitura para promover a transparência, a prestação de contas e a participação social através das mídias sociais, porém, ainda há a necessidade de algumas melhorias pontuais, como no caso, fazer melhor uso de mídias sociais como imagens e vídeos, e buscar responder às interações dos seguidores de alguma forma, seja através da curtida das interações ou respondendo à estas.
Abstract: Recently, with the evolution and advancement of information technologies, many possibilities for the interaction and the communication between State and society have been created. In this context, social networks and their social media become an excellent tool to promote transparency, accountability and social participation. This research, therefore, aimed to analyze social media of Santo Ângelo and Mato Queimado Municipalities qualify accountability, transparency and social participation. The methodology used was classified as documental research, with a qualitative descriptive approach, being a multicase scientific research. The research was carried out on the official social networks of the municipal governments of Mato Queimado and Santo Ângelo, being respectively the largest and smallest cities that composes the COREDE Missões. The research took place between the November 10 of 2021, to January 31 of 2022. The research identified that the prefectures use two social networks, Facebook and Instagram, and together, they add up to approximately 26.156 followers, with an average of little bit more than 1,704 interactions, where most of the social media used are images, informative texts, newsletters and videos. It was noted that the social participation promoted by the networks was praised, given the availability of information in a clear and understandable way. The comparison made between the municipalities identified that population size can interfere with social participation, however, the participation of both municipalities with the citizen is null, that means that the prefectures profiles on social medias does not respond to the interactions of the followers in the pages. Finally, it is concluded that there is an initiative and a tendency to the use of digital networks by the city to promote transparency, accountability and social participation through social media, however, there is still a need for some specific improvements, such as, in this case, to make a better use of social media such as images and videos, and seek to respond to the interactions of the followers in some way, either by liking the interactions or responding to them.
Keywords: Administração pública
Administração municipal
Prestação de contas
Redes sociais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5915
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIES.pdf2,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.