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Tipo: Monografia
Título: A satisfação de clientes em relação a empresas do setor varejista: um estudo bibliométrico entre os anos de 2011 a 2021 nos anais do EnANPAD
Autor(es): Back, Jonathan Cantini
Primeiro Orientador: Botelho, Louise de Lira Roedel
Primeiro membro da banca: Barth, Enise
Segundo membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Resumo: O presente estudo identifica a evolução da temática da satisfação dos clientes, no setor varejista nos estudos organizacionais nos anais da EnANPAD nos anos de 2011 a 2021. Na realização desse estudo, utilizou-se a metodologia bibliométrica quantitativa de analise descritiva. Para a seleção dos artigos científicos foi buscado por palavras-chaves, sendo “varejo”, “setor varejista” e “satisfação dos clientes”. Analisou-se 33 artigos, sendo 27 deles da temática varejo, 1 do setor varejista e 5 da satisfação dos clientes. Pode ser destacado neste estudo, que a pesquisa quantitativa foi o que mais obteve dos trabalhos analisados, devido a variação dos temas abordados, onde teve uma um grande índice do desempenho e eficiência dos artigos, sendo ferramentas de gestão importante. Também pode identificar que as novas tecnologias, vêm cada vez mais tomando conta das empresas do setor varejista, onde elas conseguem se adaptar muito rapidamente, fazendo com que, consiga melhorar toda a empresa tanto com atendimento aos clientes como para o ambiente interno e externo da mesma. Através da análise dos artigos científicos, observou-se que não basta apenas a empresa, se adaptar as novas tecnologias e ter um bom ambiente climatizado e bem iluminado, mas o essencial e de que elas precisam melhora no atendimento e na satisfação dos seus clientes. Para que elas não percam seus clientes e ter novos, não basta apenas ter um bom atendimento sendo educado, mas também deve-se conversar com seu cliente, após a sua compra para saber se o produto que comprou, está funcionando corretamente e se o cliente está satisfeito com a sua compra. Assim a empresa irá obter não só esse cliente fixo, mas como novos porque eles vão ter confiança e segurança na compra do produto, por saber que a empresa se importa, com o cliente se ele gostou do que adquiriu.
Abstract/Resumen: The present study identifies the evolution of the theme of customer satisfaction in the retail sector in organizational studies in the annals of EnANPAD in the years 2011 to 2021. In carrying out this study, the quantitative bibliometric methodology of descriptive analysis was used. For the selection of scientific articles, keywords were searched, endo “retail”, “retail sector” and “customer satisfaction”. 33 articles were analyzed, 27 of them on retail, 1 on the retail sector and 5 on customer satisfaction. It can be highlighted in this study that quantitative research was the most obtained from the analyzed works, due to the variation of the topics covered, where there was a great index of the performance and efficiency of the articles, being very important management tools. It can also identify that new technologies are increasingly taking care of companies in the retail sector, where they can adapt very quickly, making it possible to improve the entire company both with customer service and for the internal and external environment of the company. same. Through the analysis of scientific articles, it was observed that it is not enough for the company to adapt to new technologies and have a good air-conditioned and well-lit environment, but what is essential is what they need to improve the service and satisfaction of their customers. So that they don't lose their customers and have new ones, it's not enough just to have a good service being polite, but you should also talk to your customer, after your purchase to know if the product you bought is working correctly and if the customer is satisfied with your purchase. Thus, the company will not only obtain this fixed customer, but also new ones because they will have confidence and security in the purchase of the product, knowing that the company cares about the customer if he liked what he purchased.
Palavras-chave: Varejo
Satisfação do consumidor
Bibliometria
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5916
Data do documento: 2022
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