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Tipo: Monografia
Título: Os saberes docentes na educação infantil: uma análise reflexiva a partir de um estudo de estado do conhecimento
Autor(es): Lazarotto, Danieli Fátima
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Presotto, Taíse Morgana
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: O presente estudo tem como tema os saberes docentes na Educação Infantil e consiste na realização de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, identificando o Estado do Conhecimento como formalização metodológica para o desenvolvimento do percurso investigativo que buscou responder o seguinte problema de pesquisa: o que dizem as produções científicas dos repositórios da BDTB e OASISbr acerca dos saberes docentes que constituem os/as professores/as de Educação Infantil? Por conseguinte, tem-se por objetivo geral identificar os saberes docentes que constituem os/as professores/as de Educação Infantil, destacados nas produções científicas pesquisadas no BDTD e OASISbr entre os anos de 2016 e 2021. A presente pesquisa realizou uma análise bibliográfica, nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na plataforma Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (OASISbr), dentro do eixo saberes docentes na Educação Infantil, realização um estado do conhecimento e posteriormente uma análise de conteúdo. A metodologia deste estudo buscou analisar 111 documentos que estavam publicados nas plataformas BDTD e OASISbr, entre os anos de 2016 e 2021, a fim de aperfeiçoar os conhecimentos sobre os saberes docentes, a partir das publicações que já existe e com isso realizar uma análise detalha, para evidenciar os saberes da docência. Como aporte teórico mencionamos Tardif (2014) e Pimenta (1999; 2020), que destacam em suas obras os saberes docentes, suas especificidades e sua pluralidade, ressaltamos que para pensar-se em Educação Infantil, mencionamos à docência e as culturas das infâncias, sua historicidade e o saber pedagógico. Os resultados da investigação e categorização sistematizada dos dados partem da análise de 14 documentos estes divididos em Teses, Dissertações e Artigos, lidos na integra que destacam os saberes docentes presentes na cultura da docência na Infância. Concluiu-se por meio deste estudo que os saberes docentes fazem parte da profissionalização do ser professor, e estão relacionados a sua prática, e, por meio destes constituem-se os saberes específicos descritos como experiências, pedagógicos e saberes do conhecimento, em conjunto constroem os saberes da vida do professor.
Abstract/Resumen: The present study has as its theme the teaching knowledge in Early Childhood Education and consists of carrying out qualitative research of a bibliographic nature, identifying the State of Knowledge as a methodological formalization for the development of the investigative path that sought to answer the following research problem: what do they say? The scientific productions of the BDTB and OASISbr repositories about the teaching knowledge that constitutes the Early Childhood Education teachers? Therefore, the general objective is to identify the teaching knowledge that constitutes the teachers of Early Childhood Education, highlighted in the scientific productions researched in the BDTD and OASISbr between the years 2016 and 2021. This research carried out a bibliographic analysis, on the platforms Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and on the Brazilian Open Access Publications and Scientific Data Portal (OASISbr) platform, within the axis of teaching knowledge in Early Childhood Education, an “estado de conhecimento” was carried out and later a content analysis. The methodology of this study seeks to analyze 111 documents that were published on the BDTD and OASISbr platforms, between the years 2016 and 2021, to improve the intelligence about teaching knowledge, from the publications that already exist and with this to carry out a detailed analysis, to highlight the teaching knowledge. As a theoretical contribution we mention Tardif (2014) and Pimenta (1999; 2020), who highlight in their works, the teaching knowledge, its specificities, and its plurality, we emphasize that to think about Early Childhood Education, we mention teaching and the cultures of childhood, its historicity and pedagogical knowledge. The results of the investigation and systematic categorization of the data are based on the analysis of 14 documents, which are divided into Theses, Dissertations and Articles, read in full, which highlight the teaching knowledge present in the culture of teaching in Childhood. It was concluded through this study that teaching knowledge is part of the professionalization of being a teacher and is related to its practice, and through this specific knowledge described as experiences, pedagogical and knowledge together build the knowledge of the teacher's life.
Palavras-chave: Saberes docentes
Educação Infantil
Docência
Cultura da infância
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5946
Data do documento: Ago-2022
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