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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Höpner-
dc.contributor.referee1Bukowski, Chaiane-
dc.contributor.referee2Bampi, Susiane Maria-
dc.creatorZotti, Náthaly-
dc.date2022-08-30-
dc.date.accessioned2022-10-20T19:11:41Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-10-20T19:11:41Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5947-
dc.description.abstractThis research, entitled “Supervised Internship in Early Childhood Education: the students' perspective” aimed to research the Supervised Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of the Southern Frontier Erechim campus, and, in a complementary way, to investigate the students' understanding of the Pedagogy course regarding their participation in the Supervised Internship in Early Childhood Education, as well as to analyze what is the reflection that students have on the relationship between theory and practice when experiencing the internship. A qualitative approach was used as the research methodology, and a questionnaire was carried out in Google Forms as a means of data collection, answered by twenty-five students. The research is also shaped as bibliographic research and documentary analysis. The answers were analyzed from some reference authors on the Supervised Internship in Early Childhood Education, such as Pimenta and Lima (2011), Melo (2018), Suanno (2019), Carvalho and Lima (2009), among others that are dedicated to this study. In addition to the authors, the analysis was carried out from the guiding documents of the Pedagogy course, the Pedagogical Course Project (PPC), and the legislation, such as the National Curriculum Guidelines of the Pedagogy and Teacher Training Course (DCNs) and the Internship Law. It was found, from the results, that the internship is understood by the students as the central axis of the course and articulator of the disciplines, occurs through the interaction of the university and school, and should be thought of as a praxis activity, as a research space, which enables the training of future teachers researchers, critical, reflective.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada “Estágio Supervisionado em Educação Infantil: olhar das acadêmicas” teve como finalidade pesquisar o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, e, de modo complementar, investigar a compreensão das acadêmicas do curso de Pedagogia a respeito da sua participação no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, bem como, analisar qual a reflexão que as discentes têm da relação teoria e prática ao vivenciar o estágio. Utiliza-se como metodologia da pesquisa a abordagem qualitativa, como meio de coleta de dados foi realizado um questionário no Google Forms, respondido por vinte e cinco acadêmicas. A pesquisa molda-se também como pesquisa bibliográfica e análise documental. As respostas foram analisadas a partir de alguns autores referenciais sobre o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, tais como Pimenta e Lima (2011), Melo (2018), Suanno (2019), Carvalho e Lima (2009), entre outros que se dedicam a esse estudo. Além dos autores, foi realizada a análise a partir dos documentos norteadores do curso de Pedagogia, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e as legislações, como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e de Formação de Professores (DCNs) e a Lei do Estágio. Constatou-se, a partir dos resultados, que o estágio é compreendido pelas acadêmicas como o eixo central do curso e articulador das disciplinas, se dá pela interação da universidade e escola, e deve ser pensado como atividade práxis, como espaço de pesquisa, que possibilita a formação de futuros docentes pesquisadores, críticos, reflexivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-10-04T17:17:18Z No. of bitstreams: 1 ZOTTI.pdf: 825974 bytes, checksum: 70158a0af79c3283db86fd459da364ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-20T19:11:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZOTTI.pdf: 825974 bytes, checksum: 70158a0af79c3283db86fd459da364ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T19:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZOTTI.pdf: 825974 bytes, checksum: 70158a0af79c3283db86fd459da364ff (MD5) Previous issue date: 2022-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em educação infantil: olhar das acadêmicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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