Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5947
Type: Monografia
Title: Estágio supervisionado em educação infantil: olhar das acadêmicas
Author: Zotti, Náthaly
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee1: Bukowski, Chaiane
metadata.dc.contributor.referee2: Bampi, Susiane Maria
Resume: A presente pesquisa, intitulada “Estágio Supervisionado em Educação Infantil: olhar das acadêmicas” teve como finalidade pesquisar o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim, e, de modo complementar, investigar a compreensão das acadêmicas do curso de Pedagogia a respeito da sua participação no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, bem como, analisar qual a reflexão que as discentes têm da relação teoria e prática ao vivenciar o estágio. Utiliza-se como metodologia da pesquisa a abordagem qualitativa, como meio de coleta de dados foi realizado um questionário no Google Forms, respondido por vinte e cinco acadêmicas. A pesquisa molda-se também como pesquisa bibliográfica e análise documental. As respostas foram analisadas a partir de alguns autores referenciais sobre o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, tais como Pimenta e Lima (2011), Melo (2018), Suanno (2019), Carvalho e Lima (2009), entre outros que se dedicam a esse estudo. Além dos autores, foi realizada a análise a partir dos documentos norteadores do curso de Pedagogia, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e as legislações, como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e de Formação de Professores (DCNs) e a Lei do Estágio. Constatou-se, a partir dos resultados, que o estágio é compreendido pelas acadêmicas como o eixo central do curso e articulador das disciplinas, se dá pela interação da universidade e escola, e deve ser pensado como atividade práxis, como espaço de pesquisa, que possibilita a formação de futuros docentes pesquisadores, críticos, reflexivos.
Abstract: This research, entitled “Supervised Internship in Early Childhood Education: the students' perspective” aimed to research the Supervised Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of the Southern Frontier Erechim campus, and, in a complementary way, to investigate the students' understanding of the Pedagogy course regarding their participation in the Supervised Internship in Early Childhood Education, as well as to analyze what is the reflection that students have on the relationship between theory and practice when experiencing the internship. A qualitative approach was used as the research methodology, and a questionnaire was carried out in Google Forms as a means of data collection, answered by twenty-five students. The research is also shaped as bibliographic research and documentary analysis. The answers were analyzed from some reference authors on the Supervised Internship in Early Childhood Education, such as Pimenta and Lima (2011), Melo (2018), Suanno (2019), Carvalho and Lima (2009), among others that are dedicated to this study. In addition to the authors, the analysis was carried out from the guiding documents of the Pedagogy course, the Pedagogical Course Project (PPC), and the legislation, such as the National Curriculum Guidelines of the Pedagogy and Teacher Training Course (DCNs) and the Internship Law. It was found, from the results, that the internship is understood by the students as the central axis of the course and articulator of the disciplines, occurs through the interaction of the university and school, and should be thought of as a praxis activity, as a research space, which enables the training of future teachers researchers, critical, reflective.
Keywords: Estágio Supervisionado
Formação docente
Educação Infantil
Curso de Pedagogia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5947
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZOTTI.pdf806,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.