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Tipo: Monografia
Título: Programa residência pedagógica: contribuições e desafios do programa para formação inicial dos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Autor(es): Andria, Andressa
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Lepke, Sonize
Segundo membro da banca: Alesso, Luciana
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo investigar as contribuições e identificar os desafios presentes durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica/CAPES para formação inicial dos residentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Este programa tem como finalidade fomentar a formação inicial de discentes, por meio da implementação de projetos em escolas públicas, que aproximem o ambiente universitário da realidade das instituições escolares, aproximando também teoria e prática, busco compreender e analisar essas possíveis contribuições que ele trouxe para formação inicial destes residentes e os desafios que permearam esse contexto. Para atender seu objetivo, este estudo de natureza qualitativa orienta-se pela realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica é baseada em produções de autores como Neto (2017), Pimenta (2009), Nóvoa (1992, 2019), Galvão e Saviani (2021), entre outros, além de documentos oficiais que orientam a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), o Programa Residência Pedagógica (PRP) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de um questionário enviado digitalmente aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, que foram selecionados como residentes do Programa Residência Pedagógica/CAPES por meio de edital publicado no ano de 2020 e que realizaram suas atividades entre setembro de 2020 e março de 2022. Inicialmente, a pesquisa apresenta uma contextualização a respeito da formação inicial de professores e a atuação da CAPES e do Programa Residência Pedagógica para essa formação. A seguir, com base no retorno de 13 questionários, foi realizada a análise de dados, que permitiu constatarmos os desafios e as contribuições do programa para formação destes residentes. A partir desta análise, ficou evidente que o Programa Residência Pedagógica fortaleceu e qualificou a formação inicial dos residentes, favorecendo a aproximação entre universidade e escola e entre teoria e prática, contribuindo com a construção da identidade profissional destes estudantes. No entanto, algumas questões foram citadas como desafiadoras durante o programa. A maior delas se refere ao ensino remoto, visto que, o contexto vivenciado neste período era de plena pandemia. Esta situação gerou o distanciamento e dificuldades para os residentes se relacionarem com as escolas, desafiando-os a conviverem com um novo modelo de ensino (remoto/digital) e todos os desafios tecnológicos e de acesso que esse modelo envolve. Aliada a essas situações, a questão do valor da bolsa repassada aos residentes demonstrou-se também insatisfatória. Com isso, conclui-se que de fato a participação no programa contribui para a formação inicial, mas que o fato de ser um programa recente e desenvolvido em um contexto pandêmico gerou algumas problemáticas que precisam ser discutidas e repensadas para suas próximas edições. Assim, destaca-se a relevância de avançar e aperfeiçoar este programa, uma vez que trata de uma importante ação para formação de professores e que reflete na qualidade educacional do país.
Abstract/Resumen: The main objective of the present study is to investigate the contributions and identify the challenges present during the development of the Programa Residência Pedagógica/CAPES for the initial training of residents of the Pedagogy degree course at the Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. This program aims to promote the initial training of students, through the implementation of projects in public schools, which bring the university environment closer to the reality of school institutions, also bringing theory and practice together, I seek to understand and analyze these possible contributions that it has brought to the initial training of these residents and the challenges that permeate this context. To meet its objective, this qualitative study is guided by conducting bibliographic research and field research. The bibliographic research is based on productions by authors such as Neto (2017), Pimenta (2009), Nóvoa (1992, 2019), Galvão and Saviani (2021), among others, in addition to official documents that guide the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), the Programa Residência Pedagógica (PRP), and the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). The field research was carried out through the application of a questionnaire sent digitally to students of the Degree in Pedagogy at the Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, who were selected as residents of the Programa Residência Pedagógica /CAPES through a public notice published in the year 2020 and who carried out their activities between September 2020 and March 2022. Initially, the research presents a contextualization regarding the initial training of teachers and the performance of CAPES and the Programa Residência Pedagógica for this training. Then, based on the return of 13 questionnaires, data analysis was carried out, which allowed us to verify the challenges and contributions of the program to the training of these residents. From this analysis, it became evident that the Programa Residência Pedagógica strengthened and qualified the initial training of residents, favoring the approximation between university and school and between theory and practice, contributing to the construction of the professional identity of these students. However, some issues were cited as challenging during the program. The largest of them refers to remote teaching, as the context experienced in this period was a full pandemic. This situation generated distance and difficulties for residents to relate to schools, challenging them to live with a new teaching model (remote/digital) and all the technological and access challenges that this model involves. Allied to these situations, the question of the value of the scholarship transferred to residents also proved to be unsatisfactory. With this, it is concluded that participation in the program contributes to initial training, but that the fact that it is a recent program and developed in a pandemic context has generated some problems that need to be discussed and rethought for its next editions. Thus, the importance of advancing and improving this program is highlighted, since it is an important action for teacher training and that reflects on the educational quality of the country.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Programa Residência Pedagógica
UFFS
Ensino remoto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5956
Data do documento: Ago-2022
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