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Tipo: Monografia
Título: Espaços escolares para educação infantil: problematizações e reflexões em tempos de pandemia
Autor(es): Baruffi, Mariana
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Queila Almeida
Segundo membro da banca: Martins, Patrícia Segatti
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade realizar reflexões e discutir sobre os espaços escolares, especialmente o da educação infantil, tendo como cenário a pandemia de Covid-19, e sobre como se deu o processo de adaptação e reorganização das escolas, bem como todo o processo enfrentado desde o cancelamento até o retorno das aulas. Ao mesmo tempo, busca refletir sobre as mudanças ocorridas e readaptações na retomada das aulas presenciais e, com isso, perceber como foram organizados e reorganizados os espaços da educação infantil com a finalidade de respeitar os protocolos sanitários impostos pelo cenário pandêmico, a fim de um retorno à rotina escolar sem descuidar da saúde dos sujeitos que fazem parte do espaço. Assim, a problemática do presente estudo tem como intuito verificar como os espaços são organizados, planejados e utilizados na rotina escolar em tempos de pandemia do COVID-19 verificando e comparando se as escolas possuem ambientes e espaços adequados para que ocorra a interação de forma segura. O recorte espacial da pesquisa foram três escolas do Alto Uruguai Gaúcho. A metodologia utilizada foi à análise documental e o trabalho com imagens (registros fotográficos), também tratados como documentos. Buscaram-se, também, algumas bibliografias referentes aos espaços como Frago e Escolano (2001), Horn (2003, 2004 e 2017), Silva, Cristofoli e Zanin (2012), Ostrowski (2016), Nadal, Silva e Cristofoli (2019), Ceppi e Zini (2013), além de alguns estudos recentes que tratam do contexto da pandemia como Cruz, Martins e Cruz (2021), e Campos (2020), entre outros documentos e autores que embasam o trabalho e permitem melhor entender o estudo. Essa pesquisa trouxe resultados significativos uma vez que percebeu-se que as escolas buscaram se adaptar dentro do que foi possível, buscando sempre atender a demanda das crianças, respeitando os protocolos sanitários, voltando-se sempre para o bem estar e segurança dos sujeitos pertencentes ao espaço. Ressalta-se que as escolas não estavam preparadas para esse momento, o que necessitou de adaptações dentro de suas possibilidades, fortalecendo a ideia de que as escolas precisam de um olhar mais voltado para a arquitetura e organização dos espaços, contemplando as necessidades das escolas, voltado para a segurança e bem estar daqueles que fazem uso destes espaços.
Abstract/Resumen: The present paper aims to reflect and discuss about scholar spaces specially in the children education, having as a scenery the Covid-19 pandemic and about how was given the adaptation process and school reorganization as well as all the process faced since the suspension until the return of the classes. At the same time, aims to reflect about the changes that happened and readjustment in the recovery of presencial classes and, with this, realize how were organized and reorganized the children education spaces, with the purpose of respect the sanitary protocols established by the pandemic scenery, in order to return to school routine without neglect the subjects health of whose that are part of the space. In this way, the conflict of this present study has the goal to verify how the spaces are organized, planned and used in the school routine in times of the COVID-19 pandemic, verifying and comparing if the schools have the environment and the appropriate spaces to occur the interaction in a safe way. The special cut of this research were three schools from Gaucho Alto Uruguai. The methodology used was the documental analysis and the work with images (photographic register), also treated as documents. It was searched too, some bibliography referring to the spaces as in Frago and Escolano (2001), Horn (2003, 2004 e 2017), Silva, Cristofoli and Zanin (2012), Ostrowski (2016), Nadal, Silva and Cristofoli (2019), Ceppi and Zini (2013), beyond some recent searches that talk about the pandemic context as Cruz, Martins and Cruz (2021), and Campos (2020), beside other documents and authors that substantiate this paper and allow a better understanding of the study. This research brought meaningful results once it was realized that the schools tried to adjust themselves in the way that was possible, seeking always reach the kids demand, respecting the sanitary protocols, always turning to the well-being and safety of the subjects belonging to that space. It is highlighted that the schools were not prepared to this moment, what needed adjustments inside their possibilities, reinforcing the idea that the schools need a look directed to the architecture and organization of the spaces, covering the school needs, the safety and well-being of those who make use of these spaces.
Palavras-chave: Educação Infantil
Espaço Físico Escolar
Pandemia COVID-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5957
Data do documento: Ago-2022
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