Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5960
Type: Monografia
Title: Relatos e reflexões acerca do estágio não obrigatório remunerado realizado pelos acadêmicos de pedagogia nas escolas de Erechim e região
Author: Gonçalves, Marina Zardo
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee1: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: Trombetta, Derlan
Resume: Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com os acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul que realizam ou já realizaram estágio não obrigatório em escolas entre os anos de 2018 a 2022. Tem por objetivo a investigação dos relatos das estagiárias que responderam um questionário aplicado pela plataforma google forms, o qual procurou analisar de que forma esse tipo de estágio contribui para a formação docente, como é o cotidiano das estagiárias nas escolas e de que forma as relações com a gestão, os professores e os funcionários ocorrem na escola. Verificaram-se relatos positivos, evidenciando os aprendizados com as professoras regentes, mas também há muitas narrativas negativas, que trazem aspectos de desgaste, cansaço e discordância com alguns educadores da escola. Durante o trabalho é apresentado um apanhado das principais leis e diretrizes que regem o estágio não obrigatório, realizando uma pesquisa documental destas normas. Focou-se também em analisar os aspectos trabalhistas do estágio não obrigatório, compreendido por ser um ato educativo, mas que demonstra ser um processo de mão de obra barata, sem a garantia dos direitos trabalhistas.
Abstract: In this work, pedagogy students from the Federal University of Fronteira Sul who conclude or are doing a non-mandatory internship in schools between 2018 to 2022 were researched. The purpose of this research was to investigate the narratives of the interns who answered a questionnaire carried out through the google forms platform, which sought to investigate how the internship contributes to teacher education, as is the daily life of interns in schools, analyzing the relationships built with management, teachers and staff. There were positive reports, evidencing the lessons learned with the regent teachers, but there are also many negative narratives, which bring aspects of wear, fatigue and disagreement with some school educators. During the work, an overview of the main laws and guidelines that govern the nonmandatory internship is presented, carrying out a documentary research of these regiments. It also focused on analyzing the labor aspects of the non-mandatory internship, understood to be an educational act, but which proves to be a process of cheap labor, without the guarantee of labor rights.
Keywords: Estágio não obrigatório
Pedagogia
Relatos
Escola
Direitos trabalhistas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5960
Issue Date: Sep-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GONÇALVES.pdf926.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.