Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5962
Tipo: | Monografia |
Título: | As relações entre afetividade e aprendizagem escolar de crianças |
Autor(es): | Kuczkowski, Denise Maria |
Primeiro Orientador: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
Primeiro membro da banca: | Bampi, Susiane Maria |
Segundo membro da banca: | Moraes, Elise de |
Resumo: | O presente trabalho consiste na análise das relações que há entre a afetividade e a aprendizagem escolar de crianças. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo geral investigar as relações entre afetividade e aprendizagem estabelecidas em pesquisas acadêmicas. E, com isso, analisar como a afetividade interfere na aprendizagem escolar de crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo. Percebe-se que a afetividade é abordada pelos estudiosos, porém, no espaço escolar, pouco tem-se pensado, questionado e adequado momentos para refletir sobre o cuidado do afeto e sua influência diária na vida educacional, pessoal e social das crianças. Por isso, conclui-se, que a afetividade no contexto escolar está associada à cognição das crianças e que é importante considerar a aprendizagem a partir dos diferentes estágios de desenvolvimento. A investigação ressaltou a importância do papel docente em proporcionar um ambiente mais acolhedor ao afeto, levando em conta o reconhecimento das emoções, sentimentos e o autocuidado no contexto escolar. |
Abstract/Resumen: | El presente trabajo consiste en el análisis de las relaciones entre la afectividad y el aprendizaje escolar de los niños. Ante este contexto, la presente investigación tiene como objetivo general investigar las relaciones entre afectividad y aprendizaje establecidas en la investigación académica. Y, con ello, analizar cómo la afectividad interfiere en el aprendizaje escolar de los niños. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica y cualitativa. Se advierte que la afectividad es abordada por los estudiosos, sin embargo, en el espacio escolar, poco se ha pensado, cuestionado y momentos propicios para reflexionar sobre el cuidado del afecto y su influencia cotidiana en la vida educativa, personal y social de los niños. Por lo tanto, se concluye que la afectividad en el contexto escolar está asociada a la cognición de los niños y que es importante considerar el aprendizaje desde diferentes etapas de desarrollo. La investigación destacó la importancia del rol docente en la provisión de un ambiente más acogedor para el afecto, teniendo en cuenta el reconocimiento de las emociones, los sentimientos y el autocuidado en el contexto escolar. |
Palavras-chave: | Afetividade Desenvolvimento e Aprendizagem Emoções e sentimentos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5962 |
Data do documento: | Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KUCZKOWSKI.pdf | 823,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.