Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5963
Type: Monografia
Title: O papel do coordenador pedagógico da primeira infância
Author: Demarco, Gabriella Galvagna
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Farinella, Marcia
Resume: O presente trabalho tem o objetivo de compreender o papel desenvolvido pelo coordenador pedagógico e a atuação deles no contexto da Educação Infantil, por meio de pesquisa realizada com profissionais que atuam em instituições que atendem esta etapa de ensino, buscando respostas referentes aos conhecimentos adquiridos com e para o cargo de coordenação e suas funções dentro das escolas. A pesquisa foi articulada em torno do conceito de que os gestores são peça fundamental para o funcionamento e organização do cotidiano escolar, cabendo aos coordenadores responsabilidades específicas predestinadas ao seu cargo. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica, documental e coleta de dados por meio de questionário online, que ocorreu de maneira qualitativa, contemplando a colaboração de 11 Coordenadoras Pedagógicas atuantes em escolas de Educação Infantil do setor público e privado do município de Erechim – RS. O estudo também resgata algumas narrativas que expõe as experiências das participantes quanto ao ato de gestar e, sobre suas memórias de regência de turma, mediadas pelas relações estabelecidas com seus Coordenadores. Ao longo de três capítulos, demonstra-se uma breve revisão de literatura, abordando a organização e funcionalidade da gestão escolar, a atuação do coordenador pedagógico e seu papel formador na Educação Infantil. Conclui-se que o papel do Coordenador vai muito além de assinar atas e acompanhar o planejamento dos professores, constitui-se na presença ativa e significativa dentro da instituição de ensino, na sua organização, acolhimento e planejamento, visando o aperfeiçoamento de todos os profissionais ali presentes, garantindo um ambiente propício a uma aprendizagem de qualidade.
Abstract: This study aims to understand the role played by the pedagogical coordinator and their performance in the context of Early Childhood Education, through research conducted with professionals who work in institutions that serve this stage of teaching, seeking answers regarding the knowledge acquired with and for the coordination position and its functions within schools. The research was articulated around the concept that managers are a fundamental part for the functioning and organization of school routine, with coordinators having specific responsibilities predestined to their position. The methodology used involves bibliographic and documentary research and data collection through an online questionnaire, which occurred in a qualitative way, contemplating the collaboration of 11 Pedagogical Coordinators working in kindergarten schools in the public and private sector of the municipality of Erechim – RS. The study also rescues some narratives that expose the experiences of the participants regarding the act of gestating and, about their memories of class conduct, mediated by the relationships established with their Coordinators. Throughout three chapters, a brief literature review is demonstrated, addressing the organization and functionality of school management, the performance of the pedagogical coordinator and its formative role in Early Childhood Education. It is concluded that the role of the Coordinator goes far beyond signing minutes and monitoring the planning of teachers, it constitutes the active and significant presence within the educational institution, in its organization, reception and planning, aiming at the improvement of all professionals present there, ensuring an environment conducive to quality learning.
Keywords: Coordenação Pedagógica
Formação de Professores
Educação Infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5963
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEMARCO.pdf573.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.