Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5964
Type: Monografia
Title: Uma noite no museu: possibilidades pedagógicas a partir de um projeto de educação não formal
Author: Cordone, Salete Taléia
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Wolff, Gladis Helena
Resume: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada a partir de um projeto de educação não formal denominado Uma Noite no Museu, que é promovido pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong, no município de Gaurama RS. A pesquisa consiste em investigar as possibilidades pedagógicas que o Museu oferece e que podem ser utilizadas para enriquecer ou complementar o currículo formal dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas que participam do projeto. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica, entrevistas com coordenadoras e crianças que participaram do projeto e, análise de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular. Ao longo de três capítulos, o estudo faz uma contextualização histórica acerca do termo de educação não formal e da legitimação dos museus como espaços educativos e, demonstra que o acervo contido no Museu Irmã Celina Schardong ultrapassa as jurisdições do ensino de História e viabiliza a abordagem pedagógica de temas de todas as áreas do conhecimento que as DCNEF pautam para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, o trabalho demonstra que a educação não formal e o método formal de ensino não se contrapõem, e sim, podem ter uma convivência pacífica e de complementaridade.
Abstract: The present work aims to present research carried out from a non-formal education project called Uma Noite no Museu, which is promoted by the Municipal Museum Irmã Celina Schardong, in the municipality of Gaurama RS. The research consists of investigating the pedagogical possibilities that the Museum offers and that can be used to enrich or complement the formal curriculum of the Initial Years of Elementary School of the schools that participate in the project. The methodology used involves bibliographic research, interviews with coordinators and children who participated in the project and analysis of documents such as the National Curricular Guidelines for Elementary Education and the National Curricular Common Base. Over three chapters, the study makes a historical contextualization about the term of nonformal education and the legitimacy of museums as educational spaces, and demonstrates that the collection contained in the Irmã Celina Schardong Museum goes beyond the jurisdictions of History teaching and enables the approach pedagogy of themes from all areas of knowledge that the DCNEF guide for the Initial Years of Elementary School. In addition, the work demonstrates that non-formal education and the formal teaching method are not opposed, but can have a peaceful coexistence and complementarity.
Keywords: Educação não formal
Museu
Ensino Fundamental
BNCC
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5964
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORDONE.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.