Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5966
Tipo: Monografia
Título: O estado do conhecimento das pesquisas em alfabetização e letramento na EJA no/do Rio Grande do Sul/BR
Autor(es): Malikoski, Zuleica José Luiz
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Skorek, Cenira Rosa Cechin
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo geral mapear, situar e analisar os principais objetos e focos de análise das pesquisas, teses (Doutorado) e dissertações (Mestrado), no estado do Rio Grande do Sul, sobre a alfabetização e/ou letramento na EJA, situados na Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Com objetivos específicos, situam-se os fundamentos teóricos e os metodológicos acerca da alfabetização e/ou letramento na educação de jovens e adultos a fim de analisar a fundamentação dos principais autores, bem como apresentar o levantamento das principais contribuições e/ou conclusões dos estudos analisados. Metodologicamente o trabalho constitui pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. O referencial teórico que ampara essa investigação compreende autores como: Haddad & Di Pierro(2000), Paiva(2000), Skorek(2020), Oliveira(2012), Lüdke; André(1986), Freire(1996), Albuquerque ; Leal (2010), entre outros. Resultados da pesquisa apontam que na produção analisada, sinalizam-se espaços para investigar e aprofundar pesquisas acerca da alfabetização e letramento na EJA, no estado do Rio Grande do Sul. Dada a particularidade que marca essa modalidade de ensino, evidencia-se a necessidade de aprofundamento no que se refere ao estudo da categoria letramento na EJA. Destaca-se que tal necessidade se amplia, nesses tempos nebulosos de investimentos em políticas públicas para a educação brasileira. Exemplificam-se as referidas contradições, com os altos índices de analfabetismo no decorrer do presente trabalho, demonstrando claramente que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014/ 2024, não foram atingidas e estão longe de alcançá-las.
Abstract/Resumen: The present work of conclusion of the Degree in Pedagogy has as general objective to map, situate and analyze the main objects and focuses in researches analysis, theses (Doctorate Degree) and dissertations (Master Degree), in the state of Rio Grande do Sul, on the literacy and/or literacy in EJA, located in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the Brazilian Institute of Information in Science and Technology. As specific objectives, one has to situate the theoretical and methodological foundations about literate and/or literacy in youth and adult education, analyze the main authors that support them, and present main contributions and/or conclusions survey in these analyzed studies. Methodologically, the work constitutes qualitative research of a bibliographic nature. The theoretical reference that supports this investigation comprises authors such as: Haddad & Di Pierro (2000), PAIVA (2000), Skorer (2020), Oliveira (2012); Ludke; André (1986); Freire (1996), Albuquerque, Leal (2010), among others. Research results indicate that; in the analyzed production, spaces are indicated to investigate and deepen research on literate and literacy in EJA, in Rio Grande do Sul State. Given the particularity that marks this teaching modality, it is evident the necessity to deepen in what refers to the study of the literacy category in EJA. It is noteworthy that such a need increases, in these cloudy investments times in public policies for Brazilian education. These contradictions are exemplified, with the high rates of illiteracy in the course of this work, clearly demonstrating that the goals of the National Education Plan of 2014/2024 were not achieved and are far from achieving them.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
alfabetização
letramento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5966
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALIKOSKI.pdf729,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.