Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5969
Tipo: Monografia
Título: Educação infantil: as emoções e os sentimentos expressos pelas crianças bem pequenas ao brincar
Autor(es): Madalós, Bruna Kelly
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Escher, Milena
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Educação Infantil: As emoções e os sentimentos expressos pelas crianças bem pequenas ao brincar”, objetiva identificar as emoções e sentimentos que as crianças da Educação Infantil expressam ao brincar espontâneo e ao brincar a partir do planejamento intencional do professor. Ao contextualizar a Educação Infantil a partir de algumas normativas e concepções, observamos à importância das relações no contexto escolar. A importância de o professor estar disposto às mudanças para que as crianças tenham uma educação de qualidade e, quando tratamos de relações, é perceptível que as emoções e os sentimentos precisam fazer-se presentes nesse meio, pois eles influenciam o desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, a partir da escuta das crianças, como base do procedimento metodológico. O estudo apresenta, como instrumento de investigação para a coleta de dados, observações e planejamento de propostas com crianças de uma turma de Maternal II na E.M.E.I Criança Feliz, localizada na cidade de Gaurama - RS. Os dados obtidos, a partir do brincar espontâneo e do planejamento intencional, foram submetidos a uma análise de conteúdo, focada nas expressões de sentimentos e emoções das crianças ao brincar. Em síntese, com base em concepções teóricas, foi possível observar que as crianças expressam uma diversidade de sentimentos e emoções enquanto brincam. É possível que fiquem felizes, tristes, bravas, admiradas, cansadas e muito mais, podendo, ocorre a falta de comunicação entre as crianças e entre as pessoas que convivem no meio escolar, gerando conflitos muito maiores do que realmente são. Com isso, muitas vezes, parece difícil tratarmos coisas simples e necessárias, sobre o que estamos sentindo. Assim sendo, precisamos ensinar as crianças a refletir sobre determinados acontecimentos e emoções desde a Educação Infantil, para que não seja um problema maior no futuro, ocasionando brigas e discussões, que poderiam ser resolvidas e solucionadas com o diálogo.
Abstract/Resumen: The present work entitled “Early Childhood Education: The feelings and emotions expressed by very young children while playing” has as main purpose identify the feelings and emotions that children attending Early Childhood Education express when playing spontaneously and when playing based on the teacher’s intentional planning. By contextualizing the Early Childhood Education from some concepts and regulations, it is possible to observe the importance of relationships in the school scenario, the importance of the teacher being willing to make changes so the children can have a high-quality education and, regarding relationships, it is noticeable that feelings and emotions must be present in this environment as they influence childhood development. The methodology applied can be characterized as a bibliographic survey and a field research with a qualitative approach, established by listening to the children as the basis of the methodological procedure. The work presents, as research instrument for data collection, observations and proposals planning with children from a Maternal II class at E.M.E.I Criança Feliz, located in the town of Gaurama- RS. The data collected from playing spontaneously and playing according to the intentional planning were submitted through a content analysis, focused on the children’s expressions of feelings and emotions while playing. In summary, based on the theoretical concepts, it was possible to observe that children express a great diversity of feelings and emotions when playing. It is possible for them to fell happy, sad, angry, surprised, tired and much more; therefore, there is a lack of communication between children and people from the scholar environment, creating conflicts that seem bigger than their real dimension. As a consequence, many times it seems hard to deal with simple and necessary things related to our feelings. Therefore, it is necessary to teach children to reflect on certain events and emotions since the early years of education, so that it do not become a bigger problem in the future, leading to disputes and arguments, which could easily be solved with conversation.
Palavras-chave: Sentimentos
Emoções
Crianças bem pequenas
Educação Infantil
Brincar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5969
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MADALÓS.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.