Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5972
Tipo: Monografia
Título: As investigações gráficas e a aprendizagem das crianças: o que os desenhos podem nos revelar?
Autor(es): Sperotto, Alana Casagrande
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Queila Almeida
Primeiro membro da banca: Bukowski, Chaiane
Segundo membro da banca: Vieira, Eduarda da Rosa
Resumo: A presente pesquisa intitulada “As investigações gráficas e a aprendizagem das crianças: o que os desenhos podem nos revelar?”, apresenta o resultado de um projeto de qualificação gráfica realizado com crianças de seis e sete anos. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar as aprendizagens e o desenvolvimento do grafismo infantil através da representação de dois objetos em uma proposta com quatro desenhos sem cor e quatro desenhos coloridos. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, realizada com vinte e duas crianças de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola Pública do interior do Rio Grande do Sul. A turma foi escolhida por ser na qual a pesquisadora atua, pois de acordo com Coelho (2019), na pesquisa-ação o pesquisador e os participantes se envolvem na situação de modo a participar e colaborar. As descrições das etapas do processo investigativo que originou esta pesquisa estão separadas em seis seções que abordam o desenvolvimento da pesquisa, as aprendizagens docentes e uma entrevista com as crianças que participaram desta proposta. É importante destacar também que, esta pesquisa tem foco as crianças, por isso foram elaboradas estratégias que as tornassem sujeitos ativos na construção deste trabalho. Desenvolver e acompanhar as etapas deste processo de investigação gráfica nos faz compreender e refletir que as crianças expressam seus sentimentos durante este ato, mas também, representam símbolos que estão gravados em sua memória, e por isso, alguns desenhos aparecem estereotipados. Evidencia-se que as propostas sobre desenhos devem ser preparadas com intencionalidade e elaboradas de forma a aumentar o repertório gráfico das crianças para que construam representações mais reais e significativas, pois, os desenhos são momentos de suma importância e ricas possibilidades dos sujeitos demonstrarem sua forma de ver o mundo, sua imaginação, criatividade e expressão.
Abstract/Resumen: The present research entitled “Graphic investigations and children's learning: what can drawings reveal to us?”, presents the result of a graphic qualification project carried out with children aged six and seven. This research aims to demonstrate the learning and development of children's graphics through the representation of two objects in a proposal with four colorless drawings and four colored drawings. The methodology chosen was action research, carried out with twenty-two children from a first year class of Elementary School in a public school in the in Rio Grande do Sul' countryside. The class was chosen because it is in which the researcher works, because according to Coelho (2019), in action research, the researcher and the participants get involved in the situation in order to participate and collaborate. The descriptions of the stages of the investigative process that gave rise to this research are separated into six sections that address the development of the research, teaching learning and an interview with the children who participated in this proposal. It is also important to highlight that this research focuses on children, so strategies were developed to make them active subjects in the construction of this work. Developing and following the steps of this graphic investigation process makes us understand and reflect that children express their feelings during this act, but also represent symbols that are engraved in their memory, and therefore, some drawings appear stereotyped . It is evident that the proposals on drawings must be prepared with intention and elaborated in order to increase the children's graphic repertoire so that they can build more real and meaningful representations, because the drawings are moments of paramount importance and rich possibilities for the subjects to demonstrate their own way to see the world, their imagination, creativity and expression.
Palavras-chave: Investigação gráfica
Desenho
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5972
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SPEROTTO.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.