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Tipo: Monografia
Título: A formação docente ao longo do estágio curricular supervisionado das(os) acadêmicas(os) de pedagogia: um estudo de caso.
Autor(es): Pochmann, Lucí
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Hopner, Sandra Simone
Segundo membro da banca: Bampi, Susiane Maria
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as aprendizagens desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado e o período de estágio não obrigatório desenvolvido pelas(os) acadêmicas(os) de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, na perspectiva de analisar quais são os conhecimentos construídos durante a prática em sala de aula e quais os contrastes entre a teoria e a prática do estágio. Para tanto, realizou-se um questionário, aplicando-o de forma presencial, possuindo como público-alvo acadêmicas voluntárias que já passaram por um dos estágios de docência – Educação Infantil e/ou Anos Iniciais. Posteriormente, analisou-se os dados coletados de acordo com o grupo de pesquisa em que foi selecionado, acadêmicas já atuantes no espaço escolar e acadêmicas na qual o primeiro contato com o ambiente da escola foi durante o processo de estágio obrigatório. Os resultados alcançados neste estudo mostram que a reflexão é um ponto importante para a aprendizagem através da docência. Além disso, verificou-se que as acadêmicas que já atuavam no espaço escolar possuem mais propriedades no momento de planejar as atividades realizadas no período de monitoria. Verificou-se também que as acadêmicas que tiveram seu primeiro contato com o ambiente escolar durante o estágio apresentaram sentimentos como medo, insegurança e angústia, em sua maioria. Conclui-se que o estágio não obrigatório contribui para a constituição de experiências que auxiliam durante o estágio curricular, assim como, da importância da prática no processo formativo acadêmico.
Abstract/Resumen: The present research aims to understand the learnings developed during the supervised internship period and the not obligatory internship period developed by the academic degree in Pedagogy from the Federal University of Fronteira Sul - Campus Erechim, from the prospect of analyzing wich are the knowledge built during classroom practice and what are the contrasts between theory and internship practice. To this end, a questionnaire was held in person, having as a voluntary academic target audience, that has already undergone one of the internships – childhood education and/or early years. Subsequently, the data collected were analyzed according to the research group in which it was selected, academics already active in the school space and academics in which the first contact with the school environment was selected during the obligatory internship process. The results achieved in this study show that reflection is an important point for learning through teaching. In addition, it was found that academics that already worked in the school space have more properties when planning the activities performed during the monitoring period. It was also found that the academics who had their first contact with the school environment during the internship presented feelings such as fear, insecurity and mostly anguish. It is concluded that the not obligatory internship contributes to the constitution of experiences that assist during the curricular internship, as well, the importance of practice in the academic formative process.
Palavras-chave: Pedagogia
Estágio
Aprendizagem da docência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5973
Data do documento: Ago-2022
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