Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee2Silva , Denise Knorst da-
dc.creatorBonetti, Fiama Paola-
dc.date2022-09-14-
dc.date.accessioned2022-10-21T14:34:55Z-
dc.date.available2022-10-03-
dc.date.available2022-10-21T14:34:55Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5974-
dc.description.abstractThe present study has as its theme Inclusion in Early Childhood Education and in the Initial Years of Elementary School, in order to reveal what research reveals about the difficulties faced by children with disabilities in the transition from Early Childhood Education to Elementary School. The general objective is to analyze the dialogues about the difficulties faced by children with disabilities and the global developmental disorders in Early Childhood Education in the early years of Elementary School. In order to carry out this work, a qualitative bibliographic research was carried out, with the choice of descriptors to constitute a reading of the theoretical reference that speaks to the theme. After defining the descriptors “Inclusion”, “Child Education” and “Initial Years”, data collection began, in which a search was carried out on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Based on the defined descriptors, through several articles, theses and dissertations that were pointed out in the search, and that were published during the period between 2015 and 2019. This material was chosen as follows: by reading the abstract, the keywords and conclusion. And, from the study and the importance of discussions in agreement with the researched theme, 4 (four) works were established that constitute the recent investigation, systematized from the Discursive Textual Analysis-ATD, having as support the reasoned reading of the chosen texts. From this study, it can be seen that schools, through their teachers, face numerous difficulties to meet the demands that permeate children with disabilities, global development disorders, and those who, due to illness, are away for long periods. of school spaces.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema A Inclusão no Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de desvelar o que as pesquisas revelam sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças com deficiência na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O objetivo geral visa analisar os diálogos sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças com deficiência e os transtornos globais de desenvolvimento na Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com a escolha dos descritores para constituir uma leitura do referencial teórico que converse com o tema. Após a definição dos descritores “Inclusão”, “Educação Infantil” e “Anos Iniciais”, deu-se início à coleta dos dados, na qual foi feita uma busca no site Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com base nos descritores definidos, foram elegidas, por meio de vários artigos, teses e dissertações que foram apontadas na procura, e que foram publicadas durante o período entre 2015 e 2019. Este material foi eleito da seguinte maneira: pela leitura do resumo, das palavras chaves e da conclusão. E, a partir do estudo e da importância das discussões de concordância com a temática pesquisada, foram estabelecidos 4 (quatro) trabalhos que constituem a recente investigação, sistematizada a partir da Análise Textual Discursiva-ATD, tendo como apoio a leitura fundamentada dos textos escolhidos. A partir desse estudo, percebe-se que as escolas, através dos seus professores, enfrentam inúmeras dificuldades para atender às demandas que perpassam as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, e aquelas que, em virtude de doenças, ficam afastadas por longos períodos dos espaços escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-10-06T17:08:33Z No. of bitstreams: 1 BONETTI.pdf: 485272 bytes, checksum: c44793a3785731f58d1d3ba25f19961e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T14:34:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BONETTI.pdf: 485272 bytes, checksum: c44793a3785731f58d1d3ba25f19961e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T14:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BONETTI.pdf: 485272 bytes, checksum: c44793a3785731f58d1d3ba25f19961e (MD5) Previous issue date: 2022-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BONETTI.pdf473,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.