Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5974
Type: Monografia
Título : Inclusão na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Bonetti, Fiama Paola
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Ziesmann, Cleusa Inês
metadata.dc.contributor.referee2: Silva , Denise Knorst da
Resume: O presente estudo tem como tema A Inclusão no Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de desvelar o que as pesquisas revelam sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças com deficiência na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O objetivo geral visa analisar os diálogos sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças com deficiência e os transtornos globais de desenvolvimento na Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com a escolha dos descritores para constituir uma leitura do referencial teórico que converse com o tema. Após a definição dos descritores “Inclusão”, “Educação Infantil” e “Anos Iniciais”, deu-se início à coleta dos dados, na qual foi feita uma busca no site Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com base nos descritores definidos, foram elegidas, por meio de vários artigos, teses e dissertações que foram apontadas na procura, e que foram publicadas durante o período entre 2015 e 2019. Este material foi eleito da seguinte maneira: pela leitura do resumo, das palavras chaves e da conclusão. E, a partir do estudo e da importância das discussões de concordância com a temática pesquisada, foram estabelecidos 4 (quatro) trabalhos que constituem a recente investigação, sistematizada a partir da Análise Textual Discursiva-ATD, tendo como apoio a leitura fundamentada dos textos escolhidos. A partir desse estudo, percebe-se que as escolas, através dos seus professores, enfrentam inúmeras dificuldades para atender às demandas que perpassam as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, e aquelas que, em virtude de doenças, ficam afastadas por longos períodos dos espaços escolares.
Resumen : The present study has as its theme Inclusion in Early Childhood Education and in the Initial Years of Elementary School, in order to reveal what research reveals about the difficulties faced by children with disabilities in the transition from Early Childhood Education to Elementary School. The general objective is to analyze the dialogues about the difficulties faced by children with disabilities and the global developmental disorders in Early Childhood Education in the early years of Elementary School. In order to carry out this work, a qualitative bibliographic research was carried out, with the choice of descriptors to constitute a reading of the theoretical reference that speaks to the theme. After defining the descriptors “Inclusion”, “Child Education” and “Initial Years”, data collection began, in which a search was carried out on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Based on the defined descriptors, through several articles, theses and dissertations that were pointed out in the search, and that were published during the period between 2015 and 2019. This material was chosen as follows: by reading the abstract, the keywords and conclusion. And, from the study and the importance of discussions in agreement with the researched theme, 4 (four) works were established that constitute the recent investigation, systematized from the Discursive Textual Analysis-ATD, having as support the reasoned reading of the chosen texts. From this study, it can be seen that schools, through their teachers, face numerous difficulties to meet the demands that permeate children with disabilities, global development disorders, and those who, due to illness, are away for long periods. of school spaces.
Palabras clave : Educação Infantil
Anos Iniciais
Inclusão
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5974
Fecha de publicación : sep-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BONETTI.pdf473,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.