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Tipo: Monografia
Título: A abordagem investigativa na matemática da educação infantil: possibilidades em espaços escolares
Autor(es): Fernandes, Sabrina
Primeiro Orientador: Silva, Denise Knorst da
Primeiro membro da banca: Pasa, Bárbara Cristina
Segundo membro da banca: Presotto , Taíse Morgana
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo sobre a abordagem investigativa na Matemática da Educação Infantil, contextualizando a potencialidade das crianças e dos espaços planejados com intencionalidade pedagógica para a aprendizagem da Matemática. A problemática definida para o estudo pode ser traduzida pela questão: Como abordar a Matemática na Educação Infantil pelo reconhecimento de possibilidades nas descobertas e brincadeiras das crianças? O objetivo foi investigar possibilidades matemáticas para a Educação Infantil pela utilização de descobertas e brincadeiras da criança no espaço escolar. O caminho metodológico definido para a pesquisa qualitativa contemplou instrumentos como a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, mediante a realização de entrevistas via questionário aplicado para docentes da Educação Infantil do Município de Erechim/RS. As discussões contemplaram aspectos e situações para a adoção da abordagem investigativa na Educação Infantil, considerando a relevância de uma boa organização de tempos, espaços, além de materiais nos espaços escolares com variedade e continuidade. Além disso, a Matemática a ser trabalhada na Educação Infantil acompanhou a discussão, assim como o papel do educador na primeira infância. Desta forma, os dados da pesquisa foram analisados abordando o trabalho do professor, sendo facilitador e mediador deste processo de aprendizagem, explicitando os conceitos de infância e de criança da Educação Infantil. Os resultados apontam para as possibilidades de utilização dos espaços escolares, vivenciados pela pesquisadora e docentes entrevistadas, para o desenvolvimento de uma prática que valoriza a abordagem investigativa. A indicação de algumas possibilidades, juntamente com aspectos inerentes ao planejamento docente, sinaliza para contribuições na direção de refletir sobre ações pedagógicas com a abordagem investigativa na Educação Infantil. A pesquisadora, ao buscar uma prática reflexiva e nortear a pesquisa nessa direção, reconhece que o estudo é inicial e poderá ser aprofundado nessa temática futuramente, contribuindo ainda mais com os estudos relacionados a abordagem investigativa da Matemática na Educação Infantil.
Abstract/Resumen: The present work consists of a study on the investigative approach of Mathematics in Early Childhood Education, contextualizing the potential of children and spaces planned with pedagogical intentionality for the learning of Mathematics. The problem defined for the study can be translated into the question: How to approach Mathematics in Early Childhood Education by recognizing possibilities in children's discoveries and games? The objective was to investigate mathematical possibilities for Early Childhood Education through the use of discoveries and children's play in the school space. The methodological path defined for the qualitative research included instruments such as the bibliographic review and field research, through interviews via a questionnaire applied to teachers of Early Childhood Education in the municipality of Erechim/RS. The discussions contemplated aspects and situations for the adoption of the investigative approach in Early Childhood Education, considering the relevance of a good organization of times, spaces, as well as materials in school spaces with variety and continuity. In addition, Mathematics to be worked on in Early Childhood Education followed the discussion, as well as the role of the educator in early childhood. In this way, the research data were analyzed approaching the teacher's work, being a facilitator and mediator of this learning process, explaining the concepts of childhood and child in Early Childhood Education. The results point to the possibilities of using school spaces, experienced by the researcher and teachers interviewed, for the development of a practice that values the investigative approach. The indication of some possibilities, along with aspects inherent to teaching planning, points to contributions in the direction of reflecting on pedagogical actions with an investigative approach in Early Childhood Education. The researcher, in seeking a reflective practice and guiding the research in that direction, recognizes that the study is initial and may be deepened on this theme in the future, contributing even more to studies related to the investigative approach of Mathematics in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Abordagem Investigativa
Educação Infantil
Espaços Escolares
Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5975
Data do documento: Ago-2022
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