Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5976
Tipo: Monografia
Título: O contexto universitário e a educação emocional durante o retorno presencial das aulas no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim
Autor(es): Milkiewicz, Élen Ticiane
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Cicerça, Beatriz Fátima
Segundo membro da banca: Irgang, Silvânia Regina Pellenz
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade esclarecer o tema da pesquisa que é as emoções e sentimentos em relação ao retorno das aulas presenciais no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Fronteira Sul para defesa do trabalho de conclusão de curso – TCC. O estudo busca identificar quais emoções e sentimentos emergiram após o retorno das aulas presenciais com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Compreender também quais emoções e sentimentos estiverem presentes durante o retorno presencial. A pesquisa, ademais, busca entender a relação da saúde emocional com a saúde mental durante a volta presencial e identificar e analisar quais desafios foram percorridos durante esse retorno, depois de passados quase dois anos com o ensino remoto, com as aulas feitas em casa. A pesquisa teve um caráter de forma qualitativa e quantitativa, também se dividiu com a pesquisa bibliográfica, trazendo alguns autores, entre eles Andrade (2010); Baptista (1995); Casassus (2009); Golemann (2005) e Santos (2000), e pela pesquisa de campo, através do questionário aplicado através do google forms, para os acadêmicos, enfatizando quais emoções e sentimentos surgiram durante a volta às aulas presenciais no Campus, em destaque ao curso de Pedagogia. De acordo com a pesquisa realizada através do formulário enviado via e-mail, o que mais fica constante durante o ensino remoto foi a ansiedade presente nos acadêmicos e a falta de acesso à internet, o que trouxe dificuldades para poder acessar a internet para realizar as aulas e fazer os trabalhos. Ressaltou-se também a questão do esgotamento por ter um número grande de trabalhos para realizar e pela falta de tempo para dar conta de todos os afazeres. Ainda de acordo com a análise das respostas, o fato de o professor colocar-se no lugar do outro foi algo de extrema importância durante o retorno presencial das aulas, mostrando, assim, o lado de acolher e saber dialogar com cada estudante ali presente.
Abstract/Resumen: The present work aims to clarify the theme of research emotions and feelings in relation to the return of face-to-face classes in the Pedagogy Degree course at Universidade Federal Fronteira Sul to defend the course conclusion work - TCC. The study seeks to identify which emotions and feelings emerged after the return of face-to-face classes with the academics of the Degree in Pedagogy. Also understanding which are the emotions and feelings were present during this presently return. The research also aims to understand the relation of emotional health during this present and analyzing its return and. The research also aims to understand the emotional health and emotional health. The research has a character of qualitative and quantitative character, it was also split with the bibliography research bringing with them some authors, among them: Andrade (2010); Baptista (1995); Casassus (2009); Golemann (2005) and Santos (2000), and also by field research by using the questionaries’ applied through google forms using emphasizing in which in which emotions and feelings raised for students. According with the research made using the form sent by the formulary sent by e-mails, which stays more during the remote e-mails, what remains more constant during the remote was the one most was the lack of the internet in order for be able to access of the internet and to execute the classes and labors. The issue of exhaustion was also highlighted due to having a large number of tasks to perform and the lack of time to deal with all the tasks. Also according to the analysis of the answers, the fact that the teacher put himself in the other's place was something of extreme importance during the face-to-face return of classes, thus showing the side of welcoming and knowing how to dialogue with each student present there.
Palavras-chave: Educação Emocional
Sentimentos e emoções
Saúde mental
Estudantes
Licenciatura em Pedagogia
Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5976
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILKIEWICZ.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.