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Tipo: Monografia
Título: Fechamento das escolas no campo em Mariano Moro/RS: rupturas, ruínas e memórias
Autor(es): Sychocki, Gabriela Carla
Primeiro Orientador: Onçay, Solange Todero Von
Primeiro membro da banca: Mohr, Matheus Fernando
Segundo membro da banca: Rocha, Humberto José
Resumo: O presente trabalho consiste no resgate do histórico de fechamento das escolas do/no campo do Município de Mariano Moro, localizado no Alto Uruguai Gaúcho. Escolas essas que atendiam a população camponesa residente daquela localidade. Tais escolas eram pertencentes ao município e ao Estado. Tem como objetivo historiar o processo de fechamento de escolas rurais de Mariano Moro, à luz da Educação do Campo. Para melhor compreensão das motivações que levam uma escola ao seu limite que é a extinção, perante a parte burocrática. De acordo com o título desta pesquisa restam apenas rupturas, ruínas e memórias para o sofrido povo camponês que sempre acaba sendo negligenciado pelos órgãos governamentais. A pesquisa foi articulada em torno da campanha nacional realizada pelos movimentos sociais “fechar uma escola é crime", o que evidencia o esquecimento dos povos do campo, quando não são questionados sobre as mudanças realizadas na comunidade. A metodologia utilizada envolveu pesquisa documental e História Oral, através de entrevistas com pessoas que passaram pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Três Pinheiros, sendo essa uma professora aposentada no estado que atuou na escola por trinta e três anos, uma mãe de família cuja a filha estudou na escola e o pai da autora que estudou na escola, perpassando assim gerações, pois seus filhos também estudaram nessa mesma escola. O estudo também resgata o processo de fechamento da escola na Linha Três Pinheiros de Mariano Moro/RS e os resquícios de uma escola que atualmente é coberta pela mata. Ao longo de três capítulos, demonstra um pouco do histórico do município de Mariano Moro, como se deu o processo de colonização do município, constituindo assim as dezesseis escolas no campo de Mariano Moro, hoje todas fechadas, mostrando como os direitos sociais estão sendo negados para a classe trabalhadora.
Abstract/Resumen: The present work consists of the historical rescue of rural schools in the Municipality of Mariano Moro, located in Alto Uruguai Gaúcho. These schools served the peasant population residing in that locality. These schools belonged to the municipality and the state. It aims to history the process of closing rural schools in Mariano Moro, in the light of Rural Education. For a better understanding of the motivations that take a school to its limit, which is extinction, before the bureaucratic part. According to the title of this research, only ruptures, ruins and memories remain for the suffering peasant people who always end up being neglected by government agencies. The research was articulated around the national campaign carried out by social movements "closing a school is a crime", which shows the forgetfulness of rural people, when they are not questioned about the changes made in the community. The methodology used involved documentary research and History Oral, through interviews with people who went through the Três Pinheiros Elementary School, being these a retired teacher in the state who worked at the school for thirty-three years, a mother of a family whose daughter studied at the school and the author's father who studied at the school, thus passing through generations, as their children also studied at the same school. The study also rescues the process of closing the school on the Três Pinheiros Line in Mariano Moro/RS and the remnants of a school that is currently covered by forest. Over three chapters, it demonstrates a little of the history of the municipality of Mariano Moro, how the process of colonization of the municipality took place, with thus establishing the sixteen schools in the Mariano Moro camp, which are now all closed, showing how social rights are being denied to the working class.
Palavras-chave: escola do/no campo
Mariano Moro
memórias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5981
Data do documento: Set-2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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