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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5991
Tipo: | Monografia |
Título: | A história medieval e a formação para a alteridade: uma análise dos livros didáticos de história do PNLD 2020 para o ensino fundamental |
Autor(es): | Kuszkowski, Jefferson Joacir |
Primeiro Orientador: | Boy, Renato Viana |
Primeiro membro da banca: | Picoli, Bruno Antônio |
Segundo membro da banca: | Vicenzi, Renilda |
Resumo: | Por conta do debate sobre a permanência ou não da História Medieval no currículo durante a redação das versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns medievalistas se manifestaram em defesa da sua manutenção pela facilidade de temporalidades recuadas e distantes espacialmente, como a Idade Média, na formação para a alteridade e para o pensamento histórico. A partir da aprovação da versão final da BNCC para o Ensino Fundamental, em 2017, os livros didáticos passaram a ser adaptados ao novo currículo. Vista essa nova leva de livros já adaptados, analisamos as 11 coleções indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2020, em busca de oportunidades para o encontro do Outro a partir das perspectivas do estranhamento e da diferença, em favor de uma formação para a alteridade e para o pensamento histórico. Também buscamos nos livros didáticos pelas possíveis contribuições da História Medieval aos temas sensíveis. Para tanto, selecionamos para a nossa análise, as páginas sobre a Idade Média nos livros didáticos de História, nas versões aos professores, para o 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise das obras, percebeu-se as limitações impostas pelas escolhas didáticopedagógicas da BNCC, com base na perspectiva do pertencimento, que dificultam a formação para a alteridade, e por vezes, a formação para o pensamento histórico |
Abstract/Resumen: | Faced with the debate on whether or not Medieval History should remain in the curriculum during the writing of the versions of the Base National Comm Curricular (BNCC), some medievalists spoke out in defense of its maintenance due to the ease of indented and spatially distant temporalities, such as the Middle Ages, in the formation for alterity and for historical thinking. After the approval of the final version of the BNCC for Elementary Education, in 2017, textbooks began to be adapted to the new curriculum. In view of this new wave of books already adapted, we analyzed the 11 collections indicated by the National Book and Teaching Material Program Guide (PNLD), from 2020, in search of opportunities to meet the Other from the perspectives of strangeness and difference, in favor of a formation for alterity and for historical thinking. We also search in textbooks for possible contributions of Medieval History to sensitive themes. Therefore, we selected for our analysis, the pages about the Middle Ages in History textbooks, in the versions for teachers, for the 6th year of Elementary School. From the analysis of the works, it was noticed the limitations imposed by the didactic-pedagogical choices of the BNCC, based on the perspective of belonging, which hinder the formation for alterity, and sometimes, the formation for historical thinking. |
Palavras-chave: | História medieval Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Livro didático Programa Nacional do Livro e do Material Didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5991 |
Data do documento: | 1-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | História |
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