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Type: Monografia
Título : Perspectivas e olhares acerca da morte e do luto na educação de crianças
Author: Rodrigues, Andreia Neri de Santana
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Leticia
metadata.dc.contributor.referee2: Penariol, Maria Perreira
Resume: Este estudo acerca das elaborações de luto, morte e do morrer inerentes ao processo formativo destinado a formação de professores e/ou aos profissionais da educação, busca conexão e suporte em outros movimentos formativos já constituídos em outras áreas de formação e/ou atuação profissional, tais como as áreas da saúde, as quais lidaram/lidam com esta perspectiva como processo constitutivo de sua atuação/formação. Por meio de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, esta busca fora realizada na base eletrônica da Scielo, no recorte temporal das duas primeiras décadas do século XXI. Metodologicamente realizamos um estudo do tipo “estado do conhecimento”, o qual, de acordo com Ferreira (2002), caracteriza-se por pesquisar estudos de caráter bibliográfico que têm o desafio de mapear e discutir a produção acadêmica em diferentes campos. A sustentação teórica deste estudo ancora-se particularmente em Kovács (1992) e Torres (1979), dentre outros. A análise e interpretação dos resultados deste estudo, ampararam-se na orientação da Análise de Conteúdo, sintetizada por Trivinõs (1987). Como resultado desta busca, catalogamos 23(vinte e três) artigos, ancorados nas expressões de busca: formação de professores; morte e criança e luto. Em razão disso, é possível destacar que ainda assim, há um silenciamento relativo à discussão, tanto por parte dos profissionais que atuam diretamente nas questões relacionadas à morte, as perdas e ao luto, quanto aos que indiretamente são atingidos e/ou lidam com questões relativas à discussão. Dado que este estudo buscava identificar a participação, o envolvimento dos profissionais da educação, é que também buscamos a presença das crianças nos estudos relativos à elaboração desta realidade. Destacamos um cerceamento destas, nesta circunstância da vida. Cabe-nos destacar que a morte, as perdas e o luto, são assuntos difíceis de serem tratados particularmente com as crianças, e se a sociedade se nega a falar da morte e suas representações, tal assunto também repercute no âmbito educacional.
Resumen : This study is about the elaborations of mourning, death and dying inherent to the training process aimed at the training of teachers and/or education professionals, seeks connection and support in other training movements already constituted in other areas of training and/or professional performance, such as the health areas, which dealt/deal with this perspective as a constitutive process of their performance/education. Through qualitative, exploratory research, this search was carried out in the electronic database of Scielo, in the time frame of the first two decades of the XXI century. Methodologically, we carried out a study of the “state of knowledge” type, which, according to Ferreira (2002), is characterized by researching bibliographic studies that have the challenge of mapping and discussing academic production in different fields. The theoretical support of this study is particularly anchored in Kovács (1992) and Torres (1979), among others. The analysis and interpretation of the results of this study were supported by the guidance of Content Analysis, summarized by Trivinõs (1987). As a result of this search, we cataloged 23 (twenty-three) articles, anchored in the search expressions: teacher education; death and child and mourning. As a result, it is possible to highlight that, even so, there is a silencing regarding the discussion, both on the part of professionals who work directly on issues related to death, losses and grief, as well as those who are indirectly affected and/or deal with issues relating to the discussion. Given that this study sought to identify the participation and involvement of education professionals, it is because we also sought the presence of children in studies related to the elaboration of this reality. We highlight a restriction of these, in this circumstance of life. It is worth noting that death, loss and grief are difficult issues to be dealt with, particularly with children, and if society refuses to talk about death and its representations, this issue also has repercussions in the educational field.
Palabras clave : Morte
Luto
Educação infantil
Formação continuada de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6002
Fecha de publicación : 9-mar-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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