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Tipo: Monografia
Título: Projeto político-pedagógico: estudos no âmbito de Programas de Pós-Graduação da região
Autor(es): Bonet, Diane Fátima
Eidt, Ellen Carolina
Primeiro Orientador: Petry, Oto João
Primeiro membro da banca: Scherma, Camila Caracelli
Segundo membro da banca: Alves, Solange Maria
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar as pesquisas relacionadas à temática do projeto político-pedagógico (PPP) realizadas em cursos da modalidade Stricto-Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação, de quatro instituições dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo elas: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), ambas localizadas na cidade de Chapecó/SC, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com seu campus na cidade de Joaçaba/SC e a Universidade Regional Integrada do Alto Vale do Uruguai (URI), com seu campus na cidade de Frederico Westphalen/RS. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, documental, e de caráter analítico-descritivo, já que tem como objetivo principal a análise e descrição das características das dissertações corpus da pesquisa. A análise de conteúdo Bardin (2016), utilizando-se das estratégias por ela descritas, tais como a pré-análise, que diz respeito a escolha e uma primeira leitura, por ela chamada de flutuante, dos textos que compõem a pesquisa, seguida da exploração mais aprofundada dos mesmos e a partir disso possibilitar um tratamento adequado dos resultados encontrados, foi utilizada para o exame dos dados. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram as seguintes: O PPP, uma importante política institucional das escolas brasileiras, vem sendo objeto de pesquisa e estudo nesses cursos de pós-graduação? Como o tema é abordado nessas pesquisas? Quais são as contribuições desses estudos para as discussões sobre o projeto político-pedagógico? As dissertações se vinculam a qual linha de pesquisa? A partir dos estudos verificou-se que dentre as 545 dissertações defendidas no período de 2010 a 2020 nessas quatro instituições, foram encontradas 5 pesquisas que continham em seu título o PPP. Compreende-se, portanto, como resultado de nossa análise, que há nessas instituições pesquisas voltadas a essa temática, porém comparando ao número total de dissertações produzidas nas instituições, percebemos que esse é um tema pouco estudado. Esperamos que este trabalho possa motivar outros pesquisadores a se debruçar nas pesquisas relacionadas a esta área tão importante da educação do nosso país.
Abstract/Resumen: The current task aimed to investigate researches related to the theme political-pedagogical project (PPP) accomplished in courses of the Stricto-Sensu modality, Academic Masters in Education at four institutions in the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) and Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), both located in the city of Chapecó/SC, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), with its campus in Joaçaba/SC and the Universidade Regional Integrada do Alto Vale do Uruguai (URI), and its campus in Frederico Westphalen/RS. The methodological approach adopted in this research is qualitative, documentary, and analyticaldescriptive, as its main objective is the analysis and description characteristics at research corpus dissertations. Bardin content analysis (2016), using the strategies she described, such as pre-analysis, which concerns the choice and a first reading, which she calls floating, of the texts that make up the research, followed by the a deeper exploration of them and, from there, allow an adequate treatment of the results found, was used to examine the data. The questions guided our research were the following: Has the PPP, an important institutional policy of brazilian schools, been the object of research and study in these postgraduate courses? How is the topic addressed in these surveys? What are the contributions of these studies to discussions on the political-pedagogical project? The dissertations are linked to which line of research? From the studies, it was found that among the 545 dissertations defended in the period from 2010 to 2020 in these four institutions, 5 studies were found that contained the PPP in their title. It is understood, therefore, as a result of our analysis, that there are researches focused on this theme in these institutions, but comparing the total number of dissertations produced in the institutions, we realize that this is a little studied theme. We hope that this work can motivate other researchers to focus on research related to this very important area of education in our country.
Palavras-chave: Educação
Projeto político-pedagógico
Mestrado acadêmico em educação
Política educacional
Objetivos educacionais
Programa de Pós-Graduação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6003
Data do documento: 7-Out-2021
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