Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Beltrame, Lisaura Maria | - |
dc.creator | Ferreira, Ana Lúcia Aparecida | - |
dc.creator | Corrêa, Daiana Marmentini | - |
dc.date | 2022-08-30 | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T17:54:52Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07 | - |
dc.date.available | 2022-10-21T17:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em apresentar a presença/ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos analisados e estudados de algumas educadoras da educação infantil municipal de Chapecó, Santa Catarina. Este estudo emerge a partir de vivências obtidas em estágios não obrigatórios e no processo de formação acadêmica. Sendo assim, destaca-se como problema de pesquisa: de que forma os processos de brincares educativos estão presentes/ausentes nos planejamentos das professoras na educação infantil? Destacam-se, ainda, a seguintes questões de pesquisa: Quais os tipos de brincares que aparecem nos planejamentos dos professores de crianças entre dois e quatro anos nos Centros de Educação Infantil (CEIMs)? O que os autores têm a nos dizer sobre a importância dos brincares no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças? De que forma a brincadeira de faz de conta aparece nos planejamentos das professoras na educação infantil? A pesquisa foi baseada também em alguns autores que defendem os brincares e a brincadeira de faz de conta, tais como Ariès (1981), , Vygotski (2021), Kishimoto (2017), Volpato (2002), Brasil (2013), entre outros que contribuem para o estudo presente. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, com foco nos planejamentos das professoras de crianças entre dois e quatro anos da educação infantil de Chapecó. Destacamos, também, a necessidade de oportunizar mais o desenvolvimento interativo entre as crianças, o brincar de faz de conta como uma ação presente todos os dias, sendo uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento. Podemos concluir que os resultados da pesquisa revelaram em sua maioria a ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos das professoras. Apontamos, também, uma defasagem no entendimento da prática dos brincares, em especial do brincar de faz de conta. Esses aparecem em alguns casos nos objetivos do planejamento, porém observamos nas análises que os brincares aparecem apenas teoricamente e pouco presentes na prática educativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T12:41:36Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T17:54:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-21T17:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento do brincar | pt_BR |
dc.title | A presença/ausência dos brincares, da brincadeira de faz de conta no planejamento das educadoras | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA.pdf | 476,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.