Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Beltrame, Lisaura Maria-
dc.creatorFerreira, Ana Lúcia Aparecida-
dc.creatorCorrêa, Daiana Marmentini-
dc.date2022-08-30-
dc.date.accessioned2022-10-21T17:54:52Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2022-10-21T17:54:52Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em apresentar a presença/ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos analisados e estudados de algumas educadoras da educação infantil municipal de Chapecó, Santa Catarina. Este estudo emerge a partir de vivências obtidas em estágios não obrigatórios e no processo de formação acadêmica. Sendo assim, destaca-se como problema de pesquisa: de que forma os processos de brincares educativos estão presentes/ausentes nos planejamentos das professoras na educação infantil? Destacam-se, ainda, a seguintes questões de pesquisa: Quais os tipos de brincares que aparecem nos planejamentos dos professores de crianças entre dois e quatro anos nos Centros de Educação Infantil (CEIMs)? O que os autores têm a nos dizer sobre a importância dos brincares no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças? De que forma a brincadeira de faz de conta aparece nos planejamentos das professoras na educação infantil? A pesquisa foi baseada também em alguns autores que defendem os brincares e a brincadeira de faz de conta, tais como Ariès (1981), , Vygotski (2021), Kishimoto (2017), Volpato (2002), Brasil (2013), entre outros que contribuem para o estudo presente. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, com foco nos planejamentos das professoras de crianças entre dois e quatro anos da educação infantil de Chapecó. Destacamos, também, a necessidade de oportunizar mais o desenvolvimento interativo entre as crianças, o brincar de faz de conta como uma ação presente todos os dias, sendo uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento. Podemos concluir que os resultados da pesquisa revelaram em sua maioria a ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos das professoras. Apontamos, também, uma defasagem no entendimento da prática dos brincares, em especial do brincar de faz de conta. Esses aparecem em alguns casos nos objetivos do planejamento, porém observamos nas análises que os brincares aparecem apenas teoricamente e pouco presentes na prática educativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-10-07T12:41:36Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-21T17:54:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T17:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 487934 bytes, checksum: d80238f98af7b99fc3d90fcd1db60be1 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do brincarpt_BR
dc.titleA presença/ausência dos brincares, da brincadeira de faz de conta no planejamento das educadoraspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA.pdf476,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.