Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valentini, Delmir José-
dc.creatorCecon, Dara Manoelli-
dc.creatorFenner, Eduarda Laís-
dc.date2022-08-01-
dc.date.accessioned2022-11-21T14:27:08Z-
dc.date.available2022-11-18-
dc.date.available2022-11-21T14:27:08Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6097-
dc.description.abstractThis article aimed to point the contributions and didatic possibilities of photography in the teaching of History in Basic Education, through the study of articles accessed through the CAPES and SciELO portals. It also presents an analysis of the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018) related to the use of photography in the aforementioned curricular component, and dialogues with authors such as Kossoy (2001), Reali (2017) Canabarro (2015) and Entler (2007), who address the theme in your productions. As for the results, it evident the use of photography for representations of space and time, for contextualization and documentary record. Based on this study, it is concluded that photography as a teaching language presents several possibilities, but its pedagogical use still faces some gaps to be considered, such as subjectivity social, cultural, moral, political and individual of each subject.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo evidenciar as contribuições e possibilidades didáticas da fotografia no ensino de História na Educação Básica, através do estudo de artigos acessados por meio dos portais da CAPES e SciELO. Apresenta ainda, uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) relacionada ao uso da fotografia no referido componente curricular, e dialoga com autores como Kossoy (2001), Reali (2017) Canabarro (2015) e Entler (2007), que abordam a temática em suas produções. Quanto aos resultados, destaca-se o uso da fotografia para representações de espaço e tempo, para contextualização e registro documental. Com base neste estudo, conclui-se que a fotografia enquanto linguagem apresenta diversas possibilidades, mas seu uso pedagógico ainda enfrenta algumas lacunas a serem consideradas, como a subjetividade social, cultural, moral, política e individual de cada sujeito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-11-18T13:32:43Z No. of bitstreams: 1 CECON.pdf: 4732930 bytes, checksum: 174e80cfde730dda4d8fa66e37547cc7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-21T14:27:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CECON.pdf: 4732930 bytes, checksum: 174e80cfde730dda4d8fa66e37547cc7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T14:27:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CECON.pdf: 4732930 bytes, checksum: 174e80cfde730dda4d8fa66e37547cc7 (MD5) Previous issue date: 2022-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAs fotografias enquanto possibilidades didáticas: problematizações acerca dessa linguagem no ensino de históriapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CECON.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.