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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dullius, Marcos Alexandre-
dc.contributor.referee1Pauletti, Diogo-
dc.contributor.referee2Luchese, Thiago de Cacio-
dc.creatorStaud, Ana Carolina-
dc.date2015-06-16-
dc.date.accessioned2017-07-04T14:02:17Z-
dc.date.available2017-07-03-
dc.date.available2017-07-04T14:02:17Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/612-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos a descoberta da radioatividade, partindo da história relata em livros e artigos, considerando os fatos que foram atribuídos a esta descoberta. A descoberta da radioatividade apresenta muitas versões alternativas em diversos livros didáticos, como se trata de um tema trabalhado em Física Moderna, é uma história que inúmeras vezes pode confundir os alunos, pelo fato dessa descoberta ser pouco trabalhada pelos professores ou mesmo não ser trabalhada. A análise geral dos livros nos mostra que em sua maioria estes exemplares não descrevem como a radioatividade foi descoberta e a evolução deste conceito. Os livros que falam sobre a sua descoberta apontam um cientista como o “descobridor” da radioatividade, o que tentamos evitar, já que muitos cientistas estudavam materiais radioativos e também podem ter sido os “descobridores” desse conceito. Também temos os livros que descrevem apenas a importância dos raios x, mencionando seus benefícios e malefícios para a sociedade, sem citar a radioatividade. Então, o que pretendemos com o trabalho é mostrar como ocorreu a descoberta da radioatividade e como esta descoberta é descrita nos livros didáticos. Bem como analisar os livros que descrevem o descobrimento de uma forma errônea.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-07-03T12:32:06Z No. of bitstreams: 1 STAUDT.pdf: 478719 bytes, checksum: 9dd998f7656ff1f3f8a7dbb6c56aa6f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-04T14:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STAUDT.pdf: 478719 bytes, checksum: 9dd998f7656ff1f3f8a7dbb6c56aa6f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-04T14:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STAUDT.pdf: 478719 bytes, checksum: 9dd998f7656ff1f3f8a7dbb6c56aa6f1 (MD5) Previous issue date: 2016-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectMateria didáticopt_BR
dc.subjectEstudo da físicapt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEstudo da história da radioatividade e sua inserção nos livros didáticos do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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