Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6137
Tipo: Monografia
Título: A institucionalização da igreja católica: uma análise sobre o sincretismo secular e religioso nas relações entre o bispo Ambrósio e o imperador Graciano no século IV
Autor(es): Anater, Vinicius Vargas
Primeiro Orientador: Boy, Renato Viana
Primeiro membro da banca: Marquetti, Délcio
Segundo membro da banca: Pohlmann, Janira Feliciano
Resumo: Este trabalho retrata sobre as transformações religiosas do século IV, em especial, da religião cristã, que adentra esse período como uma religião perseguida e finda a centúria como a religião oficial do Império Romano. Examina-se sobre o processo de transformação de um cristianismo primitivo para se tornar uma religião institucionalizada, a Igreja Católica. Descreve-se também as relações entre o Bispo Ambrósio e o Imperador Graciano, nas relações entre as esferas secular e religiosa.
Abstract/Resumen: This work portrayed the religious transformations of the 4th century, especially the Christian religion, which enters a persecuted religion and finds a century as the official religion of the Roman Empire. It examines the process of transformation from a primitive Christianity to become an institutionalizing religion, the Catholic Church. It is also described as relations between Bishop Ambrósio and Emperor Gratian, in the relations between secular and religious spheres.
Palavras-chave: Império Romano
Cristianismo
História do mundo antigo
Religião
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6137
Data do documento: 5-Abr-2022
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANATER.pdf818,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.