Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6143
Tipo: Monografia
Título: Análise da Primeira Lei de Mendel em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(es): Sturm, Carla Roberta
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: A presente temática trouxe importante abordagem frente às dificuldades encontradas por alunos de Ensino Médio no entendimento dos conceitos básicos de Genética, apresentados pelos livros didáticos e pela forma como o conteúdo da Primeira Lei de Mendel é abordado. Esta análise foi realizada de acordo com o guia de análise de livros proposto por Núñez (2001), Bittencourt (2004) e Casagrande (2006), e metodologia proposta por Interaminense (2019). Com essa pesquisa avaliou-se os conceitos da lei, a redação do texto, exemplos e atividades sobre a Primeira Lei de Mendel, buscando problematizar possíveis dificuldades encontradas. Entendemos que os livros didáticos são recursos importantes para a vida escolar dos professores, pois servem de apoio ao planejamento das aulas e do currículo anual das disciplinas e aos alunos, por ser fonte de busca de informações. Por isso este trabalho objetivou analisar, estruturalmente e qualitativamente, o conteúdo específico de Genética sobre a Primeira Lei de Mendel em livros didáticos de Biologia utilizados em escolas estaduais do município de Planalto-PR e de Capanema-PR.
Abstract/Resumen: The present theme brought an important approach to the difficulties encountered by high school students in understanding the basic concepts of Genetics, presented by textbooks and the way in which the content of Mendel's First Law is approached. This analysis was carried out according to the book analysis guide proposed by Núñez (2001), Bittencourt (2004) and Casagrande (2006), and methodology proposed by Interaminense (2019). With this research, the concepts of the law, the writing of the text, examples and activities about Mendel's First Law were evaluated, seeking to problematize possible difficulties encountered. We understand that textbooks are important resources for teachers' school life, as they support the planning of classes and the annual curriculum of subjects and students, as they are a source of information search. Therefore, this study aimed to analyze, structurally and qualitatively, the specific content of Genetics on Mendel's First Law in Biology textbooks used in state schools in the municipalities of Planalto-PR and Capanema-PR.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Livro didático
Genética
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6143
Data do documento: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STURM.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.