Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Voltolini, Caroline Heinig | - |
dc.creator | Verus, Rosani Maria | - |
dc.date | 2022-03-28 | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T18:57:27Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T18:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144 | - |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental é ampla e essencial na educação básica: Tem por base as interações do desenvolvimento pessoal e social, ou seja, da relação com o meio em que vivemos. Portanto, a educação ambiental é um tema transversal de extrema importância para sensibilizar as decisões a serem tomadas e para construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, este estudo tem como problemática compreender de que forma a Educação Ambiental está inserida nas pesquisas disponibilizadas em meios eletrônicos, que abordem sobre o ensino de Botânica. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos que relacionam Ensino de Botânica e Educação Ambiental e compreender as concepções de Educação Ambiental, utilizadas nos mesmos. A metodologia seguirá as etapas para a revisão sistemática da literatura seguindo a proposta de Costa e Zoltowski (2014) e a Metodologia de Análise Textual Discursiva. Foram analisados oito artigos científicos, destes foram extraídas 85 unidades de sentido e definidas seis Categorias Finais:(1) Relações entre a sociedade e meio ambiente; 2) Aspectos metodológicos da Educação Ambiental; 3) Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade, 4) Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, 5) Princípios da Educação Ambiental e 6) Educação Ambiental na Escola. Sobre as concepções de EA, destacamos que nas pesquisas selecionadas houve predominância da concepção de EA do Grupo Conservador. E ressalta-se a importância de inserção de elementos sociais e políticos nas atividades relacionadas com o Ensino de Botânica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-23T23:57:27Z No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-25T18:57:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-25T18:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5) Previous issue date: 2022-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Botânica (Ensino) | pt_BR |
dc.title | Concepções de educação ambiental presentes na produção científica que aborda ensino de botânica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERUS.pdf | 310,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.