Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voltolini, Caroline Heinig-
dc.creatorVerus, Rosani Maria-
dc.date2022-03-28-
dc.date.accessioned2022-11-25T18:57:27Z-
dc.date.available2022-11-25T18:57:27Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144-
dc.description.resumoA Educação Ambiental é ampla e essencial na educação básica: Tem por base as interações do desenvolvimento pessoal e social, ou seja, da relação com o meio em que vivemos. Portanto, a educação ambiental é um tema transversal de extrema importância para sensibilizar as decisões a serem tomadas e para construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, este estudo tem como problemática compreender de que forma a Educação Ambiental está inserida nas pesquisas disponibilizadas em meios eletrônicos, que abordem sobre o ensino de Botânica. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos que relacionam Ensino de Botânica e Educação Ambiental e compreender as concepções de Educação Ambiental, utilizadas nos mesmos. A metodologia seguirá as etapas para a revisão sistemática da literatura seguindo a proposta de Costa e Zoltowski (2014) e a Metodologia de Análise Textual Discursiva. Foram analisados oito artigos científicos, destes foram extraídas 85 unidades de sentido e definidas seis Categorias Finais:(1) Relações entre a sociedade e meio ambiente; 2) Aspectos metodológicos da Educação Ambiental; 3) Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade, 4) Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, 5) Princípios da Educação Ambiental e 6) Educação Ambiental na Escola. Sobre as concepções de EA, destacamos que nas pesquisas selecionadas houve predominância da concepção de EA do Grupo Conservador. E ressalta-se a importância de inserção de elementos sociais e políticos nas atividades relacionadas com o Ensino de Botânica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-11-23T23:57:27Z No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-25T18:57:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T18:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERUS.pdf: 318029 bytes, checksum: 1918a735a92bcfc181ebedcb18d607eb (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectBotânica (Ensino)pt_BR
dc.titleConcepções de educação ambiental presentes na produção científica que aborda ensino de botânicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERUS.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.