Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Type: Monografia
Título : Concepções de educação ambiental presentes na produção científica que aborda ensino de botânica
Author: Verus, Rosani Maria
First advisor: Voltolini, Caroline Heinig
Resume: A Educação Ambiental é ampla e essencial na educação básica: Tem por base as interações do desenvolvimento pessoal e social, ou seja, da relação com o meio em que vivemos. Portanto, a educação ambiental é um tema transversal de extrema importância para sensibilizar as decisões a serem tomadas e para construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, este estudo tem como problemática compreender de que forma a Educação Ambiental está inserida nas pesquisas disponibilizadas em meios eletrônicos, que abordem sobre o ensino de Botânica. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos que relacionam Ensino de Botânica e Educação Ambiental e compreender as concepções de Educação Ambiental, utilizadas nos mesmos. A metodologia seguirá as etapas para a revisão sistemática da literatura seguindo a proposta de Costa e Zoltowski (2014) e a Metodologia de Análise Textual Discursiva. Foram analisados oito artigos científicos, destes foram extraídas 85 unidades de sentido e definidas seis Categorias Finais:(1) Relações entre a sociedade e meio ambiente; 2) Aspectos metodológicos da Educação Ambiental; 3) Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade, 4) Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, 5) Princípios da Educação Ambiental e 6) Educação Ambiental na Escola. Sobre as concepções de EA, destacamos que nas pesquisas selecionadas houve predominância da concepção de EA do Grupo Conservador. E ressalta-se a importância de inserção de elementos sociais e políticos nas atividades relacionadas com o Ensino de Botânica.
Palabras clave : Educação ambiental
Meio ambiente
Botânica (Ensino)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Fecha de publicación : 28-mar-2022
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VERUS.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.