Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee2Cunha, Marcia Borin da-
dc.creatorColpo, Camila Carolina-
dc.date2021-03-11-
dc.date.accessioned2022-12-06T17:29:48Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-12-06T17:29:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6152-
dc.description.abstractThis study approaches the practice of interactive reading of Scientific Dissemination Texts (SDT) in the initial training of teachers in the field of Natural Sciences as a theme, as a way of enhancing the understanding and meaning of the concept of Chemical Substance. The research consisted of the elaboration and monitoring of a practice of interactive reading of SDT in the initial training of teachers in General Chemistry classes. The problem is related both to the need to enhance the use of scientific language from interactive reading practices of SDT, and to the need to bring to the teacher in initial training the understanding that, to learn science, it is necessary to make use of his / her knowledge. specific language. Thus, we seek to answer whether the practice of interactive reading of SDT helps in the process of conceptual meaning in a context of initial teacher education? The general objective was to identify if the practice of interactive reading of the SDT enhances the meaning of scientific concepts and if the reading strategies qualify the interaction of the reader with the text. The specific objectives, which were outlined, consisted of: identifying through bibliographic review in theses and dissertations how SDT has been used in Science Education; seek understandings, through bibliographic review, about the practice of reading together with the initial training of science teachers; propose and accompany a strategy of interactive reading of SDT in order to indicate the conceptual significance and search for evidence of the use of chemical language from cultural instruments such as speech, writing and reading in the interactive process that has been established. The research is characterized as a qualitative study) and, for data analysis, Textual Discursive Analysis (TDA) was used in bibliographic reviews and Microgenetic Analysis in the reading strategy developed. The results indicate that the practice of interactive reading of SDT requires the planning and mediation of the teacher and, for this to happen, the teacher must have formative experiences that contribute to this. It was also possible to show that the students, from the interactive reading and the guidance of the researcher teacher, started to use the terms of the specific Language of Science. In interactive dialogues, undergraduate students make use of scientific concepts brought by the SDT and the researcher teacher, of everyday concepts, derived from their experiences and, thus, evidence the beginning of the conceptual elaboration regarding the concept of Chemical Substance.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda como temática a prática da leitura interativa de Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza, como modo de potencializar a compreensão e a significação do conceito de Substância Química. A pesquisa consistiu na elaboração e no acompanhamento de uma prática de leitura interativa de TDC na formação inicial de professores em aulas de Química Geral. A problemática está relacionada tanto na necessidade de potencializar o uso da linguagem científica a partir de práticas de leitura interativa de TDC, como na necessidade de trazer para o professor em formação inicial a compreensão de que, para aprender ciências, é necessário fazer uso da sua linguagem específica. Dessa forma, buscamos responder se a prática da leitura interativa de TDC auxilia no processo de significação conceitual num contexto de formação inicial de professores? O objetivo geral consistiu em identificar se a prática de leitura interativa do TDC potencializa a significação de conceitos científicos e se as estratégias de leitura qualificam a interação do leitor com o texto. Os objetivos específicos, que foram traçados, consistiram em: identificar mediante revisão bibliográfica em teses e dissertações como o TDC tem sido utilizado no Ensino de Ciências; buscar compreensões, por meio de revisão bibliográfica, acerca da prática de leitura junto à formação inicial de professores de Ciências; propor e acompanhar uma estratégia de leitura interativa de TDC a fim de indiciar a significação conceitual e buscar indícios do uso da linguagem química a partir dos instrumentos culturais como a fala, a escrita e a leitura no processo interativo que foi estabelecido. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo e, para a análise dos dados, foram utilizadas a Análise Textual Discursiva (ATD) nas revisões bibliográficas e, a Análise Microgenética na intervenção experimental desenvolvida a partir da estratégia de leitura. Os resultados apontam que a prática de leitura interativa de TDC requer o planejamento e a mediação do professor e, para que isso aconteça, o professor deve ter vivências formativas que contribuam para tal. Ainda foi possível evidenciar que os licenciandos, a partir da leitura interativa e do direcionamento da professora pesquisadora, passam a fazer uso dos termos da Linguagem específica da Ciência. Nos diálogos interativos, os licenciandos fazem uso de conceitos científicos trazidos pelo TDC e pela professora pesquisadora, de conceitos cotidianos, oriundos de suas vivências e, assim, evidenciam o início da elaboração conceitual referente ao conceito de Substância Química.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-12-01T23:56:14Z No. of bitstreams: 1 COLPO.pdf: 1635556 bytes, checksum: dfa676d972c41d64cdcf2f13fda541aa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-06T17:29:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COLPO.pdf: 1635556 bytes, checksum: dfa676d972c41d64cdcf2f13fda541aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T17:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COLPO.pdf: 1635556 bytes, checksum: dfa676d972c41d64cdcf2f13fda541aa (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectLinguagem científicapt_BR
dc.titleA leitura interativa de textos de divulgação científica no ensino de ciências como modo de potencializar a significação de conceitos científicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COLPO.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.