Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6166
Tipo: Monografia
Título: É só maldade então, deixar um deus tão triste: os impactos do imaginário cristão medieval presente no processo de conquista e colonização da América Espanhola
Autor(es): Saraiva, Laíza Marchiori
Primeiro Orientador: Bittencourt, Paulo José Sá
Primeiro membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Segundo membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Resumo: O presente trabalho tem como intuito pensar, diante das leituras e análises de fontes, a relação entre o imaginário cristão medieval e o processo de conquista da América Espanhola. Diante disso, busca apresentar como as influências do cristianismo estiveram presentes no território americano e, direcionando o olhar e as ações do colonizador em relação aos nativos ameríndios. Além de apresentar como a configuração do continente europeu, em especial do território espanhol e a acentuada expansão da cristandade, a partir do ano mil, iniciam um longo processo de dominação dentro e fora do continente europeu. Ainda, propõe refletir sobre como a relação instituída desde o momento da “descoberta” até a colonização de fato, procuram desvalorizar e sufocar de diversas maneiras a cultura e a alteridade das sociedades nativas. Dentro dessa perspectiva, analisar os aspectos relacionados à mentalidade e a religiosidade do homem europeu e sua consequente extensão para o continente americano, é um dos principais objetivos do trabalho. Nesse sentido, a figura de Cristóvão Colombo ganha destaque na apresentação das reflexões, pois é a partir de seu olhar em um primeiro contato com o território americano e com os índios, que identificamos como o imagético cristão alcançou a América. Além de ter sido um importante fator de justificativa para as atrocidades cometidas contra essas sociedades. As fontes utilizadas para realização desta monografia consistem na análise dos diários de Cristóvão Colombo, mais especificamente sua primeira viagem e também os relatos contidos no livro “O Paraíso Destruído” do Frei Bartolomé de Las Casas.
Palavras-chave: Cristianismo
Cristóvão Colombo
América Espanhola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6166
Data do documento: Out-2022
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAIVA.pdf962,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.