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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6174
Type: | Dissertação |
Title: | O cuidado como construção social e suas interfaces com as políticas de assistência estudantil da pós-graduação |
Author: | Zanatta, Patrycia Sbeghen |
First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Baumkarten, Silvana Terezinha |
Resume: | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as interfaces entre o cuidado e as políticas de Assistência Estudantil na perspectiva de mestrandos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. A partir dele são propostos os seguintes objetivos específicos: Investigar as concepções de cuidado de estudantes dos quatro Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS: Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Mestrado em Geografia; Identificar se há a presença de mal-estares nos estudantes dos quatro Programas de PósGraduação da UFFS, Campus Erechim/RS, e quais seriam eles; Analisar de que modo o conceito de cuidado está presente nas estratégias de desenvolvimento sugeridas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para práticas de cuidado a estudantes de Pós-Graduação; Verificar as abordagens do cuidado presentes na política de Assistência Estudantil da UFFS, e Apontar caminhos para a constituição de Políticas de Cuidado Educacional para a PósGraduação. Para a compreensão dos complexos elementos que se enlaçam, é utilizada a Abordagem do Ciclo de Políticas como metodologia para análise dos dados, pois se pretende construir um caminho metodológico que permita analisar a inserção do cuidado nas políticas de assistência estudantil. Teoricamente o estudo está dividido em três partes. Primeiramente, no Contexto da Influência, é feita uma revisão bibliográfica sobre o cuidado a partir de uma visão interdisciplinar. Em segunda análise, a revisão bibliográfica também busca dados que norteiam uma discussão a respeito de qual é a dimensão de saúde mental no contexto da PósGraduação no cenário atual, na perspectiva de bem-estar ou mal-estar, selecionando para este estudo documentos de importância para compreensão do exposto. No Contexto de Produção de Texto, será realizada uma análise documental dos seguintes documentos: Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011/2020 Vol. 1 e Vol. 2 e a Política de Assistência Estudantil da UFFS. No Contexto da Prática, foram realizadas entrevistas abertas on-line com estudantes de Pós-Graduação da UFFS. Como resultados, foram analisadas as respostas de 19 estudantes da Pós-Graduação, conforme suas rotinas, sua relação com o orientador, suas compreensões de bem-estar, mal-estar, cuidado e cuidado com a saúde mental, bem como os conhecimentos que têm sobre a Política de Assistência Estudantil. Ao longo do que foi apresentado nesta pesquisa, percebeu-se que há interfaces entre o cuidado como uma construção social e a Política de Assistência Estudantil da UFFS no contexto da Pós-Graduação, pois há serviços vinculados à Política sendo oferecidos aos discentes. A fragilidade talvez seja a de que estes recursos não são da ciência dos estudantes. Todavia percebeu-se o quanto essas interfaces podem ser ainda mais fortalecidas. A inclusão do cuidado nos debates e nas pesquisas promovidos pelos Programas de Mestrado da Instituição é gesto de cuidado que auxilia no fortalecimento desta interface, qual seja a inclusão do cuidado neste campo da PósGraduação |
Abstract: | The general objective of this research is to analyze the interfaces between care and Student Assistance policies from the perspective of Master's students from the Graduate Programs of the Universidade da Fronteira Sul (UFFS), Erechim/RS campus. From it, the following specific objectives are proposed: To investigate the conceptions of care of students of the four Graduate Programs of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS: Master's in Environmental Science and Technology, Professional Master's in Education , Interdisciplinary Master in Human Sciences and Master in Geography; Identify if there is the presence of malaise in students of the four Graduate Programs at UFFS, Campus Erechim/RS, and what they would be; To analyze how the concept of care is present in the development strategies suggested in the National Postgraduate Plan (PNPG) for care practices for postgraduate students; To verify the care approaches present in the UFFS Student Assistance policy, and to point out ways for the constitution of Educational Care Policies for Graduate Studies. To understand the complex elements that are intertwined, the Policy Cycle Approach is used as a methodology for data analysis, as it intends to build a methodological path that allows analyzing the insertion of care in student assistance policies. Theoretically, the study is divided into three parts. First, in the Context of Influence, a bibliographic review is carried out on care from an interdisciplinary perspective. Secondly, the bibliographic review also seeks data that guide a discussion about what is the dimension of mental health in the context of Graduate Studies in the current scenario, from the perspective of well-being or malaise, selecting documents for this study of importance for understanding the above. In the Text Production Context, a documentary analysis of the following documents will be carried out: National Postgraduate Plan – PNPG 2011/2020 Vol. 1 and Vol. 2 and the UFFS Student Assistance Policy. In the Context of Practice, open online interviews were conducted with UFFS Graduate students. As a result, the answers of 19 graduate students were analyzed, according to their routines, their relationship with the advisor, their understanding of wellbeing, malaise, care and care with mental health, as well as the knowledge they have. on the Student Assistance Policy. Throughout what was presented in this research, it was noticed that there are interfaces between care as a social construction and the UFFS Student Assistance Policy in the context of Graduate Studies, as there are services linked to the Policy being offered to students, the fragility perhaps it is that these resources belong to the students' science. However, it was noticed how much these interfaces can be strengthened even more. The inclusion of care in the debates and research promoted by the Institution's Master's Programs is a gesture of care that helps to strengthen this interface, namely the inclusion of care in this field of Graduate Studies. |
Keywords: | Cuidado Pós-Graduação Política de Assistência Estudantil |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6174 |
Issue Date: | Oct-2022 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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