Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6178
Tipo: Dissertação
Título: Learning english in democracy: currículo e ensino da língua inglesa na reforma Simões Filho de 1951
Autor(es): Valério, Vanessa Rodrigues
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Marquezan, Fernanda Figueira
Segundo membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Resumo: A presente dissertação analisa o programa de ensino da Língua Inglesa presente na Reforma Curricular Simões Filho de 1951. Para tanto, reconstrói-se o contexto histórico daquele momento, tanto no âmbito externo, que remonta ao fim da segunda guerra, a derrota do fascismo, a criação da ONU, a ascensão dos EUA como potência hegemônica ocidental no princípio da Guerra Fria, quanto no âmbito interno, principalmente concernente aos debates acerca dos rumos da educação no Brasil, que, naquele momento, precisavam lidar com a ambivalência de um currículo humanista tradicional identificado com o projeto autoritário e nacionalista do Estado Novo, consolidado na reforma Capanema de 1942, e a perspectiva de um currículo mais alinhado com as premissas liberais – prático, utilitário, voltado para uma sociedade industrial, urbana e de massas nos moldes da modernização capitalista inspirada pelo modelo norte-americano. Nesse sentido, propõe-se como objetivos conhecer o processo de construção social do currículo; analisar as diretrizes curriculares para a Língua Inglesa na Reforma Curricular de 1951; investigar de que modo as concepções pedagógicas que estavam em voga no período influenciaram a seleção de conteúdos e as instruções metodológicas do ensino de Língua Inglesa na Reforma Curricular de 1951; relacionar as diretrizes curriculares para o ensino de Língua Inglesa no Brasil com o contexto de subalternização e alinhamento político-ideológico do Brasil com os EUA como potência hegemônica ocidental. Para tanto, o estudo ampara-se na pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Língua Inglesa no Brasil e a história da educação em autores como Romanelli (2014), Daros (2013), Dallabrida (2009), Bomeny (1999; 2000; 2002), Ribeiro Júnior (2018), Souza (2008; 2009), Leffa (1999), Oliveira (1999), Gattolin (1998), Paes e Jorge (2009), Casimiro (2005); no âmbito historiográfico, em Skidmore (1982), Ferreira (2010), Oliveira (1991), Quijano (2005), Tota (2000), e, por fim, acerca das bases teóricas do currículo e da análise de reformas educacionais, autores como Goodson (1995; 1997; 2013), Jahen e Ferreira (2012); Chervel (1990). A estrutura metodológica da pesquisa evidencia seu caráter qualitativo, bibliográfico e documental, incluindo, ainda, um estudo de Estado do Conhecimento. Por fim, analisou-se o programa de ensino de Língua Inglesa da Portaria Nº 1.045, de 14 de dezembro de 1951, que constituiu a base legal-institucional da Reforma Simões Filho, estabelecendo uma análise de conteúdo dialógica com a bibliografia, explicitando ali as novas diretrizes programáticas e metodológicas para o ensino da Língua Inglesa. Evidenciou-se no documento as tensões latentes entre a tradição humanística como uma herança ainda presente e as perspectivas liberais, que propunham um novo modelo educativo alinhado com as perspectivas do contexto histórico, bem como a consolidação do Inglês no âmbito curricular para que se tornasse a língua estrangeira hegemônica a ser ensinada no Brasil na segunda metade do século XX.
Abstract/Resumen: The purpose of this dissertation is to analyze the English language teaching program present in the Simões Filho Curricular Reform of 1951. In order to do so, we reconstructed the historical context of that moment, both in the international sphere, which dates back to the end of the second war, the defeat of fascism, the creation of the UN, the rise of the USA as a western hegemonic power at the beginning of the Cold War, as well as the national scope, mainly concerning the debates about the directions of education in Brazil that, at that moment, needed to deal with the ambivalence of a traditional humanist curriculum identified with the authoritarian and nationalist project of the so-called Estado Novo, consolidated in the Capanema reform of 1942, and the perspective of a curriculum more aligned with liberal premises – practical, utilitarian, geared towards an industrial, urban and mass society in the shape of a capitalist modernization inspired by the North American model. In order to reach this goal, we submeted this work to: learn the process of social construction of the curriculum; to analyze the curriculum guidelines for the English language in the Curriculum Reform of 1951; to investigate how the pedagogical concepts from that period influenced the selection of content and the methodological instructions for teaching English in the Curricular Reform of 1951; to relate the curricular guidelines for the teaching of English in Brazil with the context of subordination and political-ideological alignment of Brazil with the USA as a western hegemonic power. To guide this work, we relied on the bibliographic research on the teaching of the English language in Brazil and the history of education in authors such as Romanelli (2014); Daros (2013); Dallabrida (2009); Bomeny (1999; 2000; 2002); Ribeiro Junior (2018); Souza (2008; 2009), Leffa (1999), Oliveira (1999), Gattolin (1998); Paes and Jorge (2009), Casimiro (2005); for the historiographical context we used authors such as Skidmore (1982), Ferreira (2010), Oliveira (1991), Quijano (2005); Tota (2000); and finally, for the theoretical bases of the curriculum and the analysis of educational reforms, we used authors such as Goodson (1995;1997; 2013), Jahen and Ferreira (2012); Chervel (1990). The methodological structure of this research shows its qualitative and bibliographic character, supported by a study in the scope of the State of Knowledge. Finally, we analyzed the English language teaching program of Ordinance No. 1045, from December 14, 1951, which constituted the legal-institutional basis of the Simões Filho Reform, establishing a dialogic content analysis with the bibliography, explaining there the new programmatic and methodological guidelines for teaching the English language. The document highlighted the latent tensions between the humanistic tradition as a still present heritage and the liberal perspectives, which proposed a new educational model aligned with the perspectives of the historical context, as well as the consolidation of English in the curriculum so that it could become the hegemonic foreign language to be taught in Brazil in the second half of the 20th century.
Palavras-chave: Ensino da Língua Inglesa
Currículo
Reforma Simões Filho de 1951
História da Educação
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6178
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIO.pdf604,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.