Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6179
Tipo: Monografia
Título: Memória, história e versões: um olhar sobre o museu
Autor(es): Muller, Adrieli da Silva
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Silva, Juliani Borchardt da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos que os arquivos do Museu das Missões e do Manancial Missioneiro produzem em torno da história e da memória da região das Missões do Rio Grande do Sul. O “Museu das Missões” faz parte do Instituto Brasileiro de Museus, sendo localizado dentro do Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões (RS). Seu acervo museológico institucional é constituído por peças elaboradas e valorizadas no período histórico do Sete Povos das Missões Orientais, composto por uma rica coleção de esculturas missioneiras em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII. Por ser um dispositivo do governo brasileiro, é entendido enquanto um aparelho ideológico de Estado, utilizando-se de um discurso predominante de poder para perpetuar determinada versão dessa história, isto é, sendo constituído pela ideologia dominante da época, ou seja, o discurso do colonizador, percebemos isso a partir dos artefatos que remetem à igreja católica. Por sua vez, situado no mesmo município, o “Manancial Missioneiro Missioneira”, um espaço de memória remanescente da chamada Redução Jesuítica dos Guaranis, abre para outras versões da história, trazendo um outro olhar sobre os aspectos da cultura indígena, pois guarda elementos arquitetônicos da cultura indígena, especialmente da Mbyá- Guarani, como o tatarandê (altar do fogo). Também há uma Opy (Casa de Reza), onde se realiza o benzimento, nomeado como Ritual da Erva Mate (caá), práticas que eram realizadas pelos nativos e foram ficando para trás devido à chegada dos imigrantes. Abarcando o que não tem espaço no “Museu das Missões”, todos esses artefatos funcionam como discursos que possibilitam compreender uma outra relação com a história e com a memória daquela em circulação no “Museu das Missões” sobre o indígena. A partir disso, refletimos como os discursos dos/nos museus produzem determinadas versões sobre os fatos da história, destacando as condições de produção que determinam os discursos que constituem o arquivo dos Museus analisados. Ou seja, compreendemos os efeitos ideológicos e de relações de poder constitutivos dos discursos inscritos nesses museus. Nosso estudo, justifica-se por estarmos lançando gestos de interpretação sobre diferentes práticas discursivas e sociais, buscando, pois, trabalhar com a história, o discurso e a memória, para, assim, poder refletir sobre os museus, sobre produção do conhecimento e arquivo. Assim, entendemos que observar a maneira como os Museus são determinados histórico e ideologicamente, produzindo efeitos de sentido em torno da língua, da memória e da história que é preservada/guardada nesse espaço. Para tanto, embasamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da História das Ideias Linguísticas em articulação com a Análise de Discurso francobrasileira. Consideramos que cada um dos museus produzem uma versão da história ligado a questões do político e da ideologia. Assim, observamos como cada espaço produz uma narratividade sobre os fatos da história de modo diferente, vinculada às condições de produção dos discursos à época de sua constituição. Logo, as versões da história dependem de quem conta e de que lugar ela é contada, sendo sempre passível de interpretação.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo comprender los efectos que los archivos del Museu das Missões y del Manancial Missioneiro producen en torno a la historia y la memoria de la región de las Missões de Rio Grande do Sul. El Museu das Missões es parte del Instituto Brasileño de Museos, situado dentro del Sitio Histórico São Miguel Arcanjo, en São Miguel das Missões (RS). Su acervo museológico institucional está constituido por piezas elaboradas y valoradas en el período histórico de los Siete Pueblos de las Misiones Orientales, integrada por una rica colección de escultura misionera en madera policromada de los siglos XVII y XVIII.Por ser un dispositivo del gobierno brasileño, se entiende como un aparato ideológico del Estado, utilizando un discurso de poder predominante para perpetuar una determinada versión de esta historia, o sea, siendo constituida por la ideología dominante de la época, o sea, el discurso del colonizador, esto lo percibimos a partir de los artefactos que hacen referencia a la Iglesia Católica. A su vez, situado en el mismo municipio, el Manancial Missioneiro, un espacio de memoria remanente de la llamada Reducción Jesuítica de los Guaraníes, se abre a otras versiones de la historia, trayendo otra mirada a aspectos de la cultura indígena, ya que guarda elementos arquitectónicos de la cultura indígena, especialmente la Mbyá-Guaraní, como el tatarandê (altar de fuego).También hay una Opy (Casa de Reza), donde se realiza la bendición, denominada Ritual de la Yerba Mate (caá), prácticas que realizaban los indígenas y quedaron atrás debido a la llegada de inmigrantes. Abarcando lo que no tiene espacio en el Museu das Missões, todos estos artefactos funcionan como discursos que posibilitan comprender otra relación con la historia y con la memoria de la que circula en el Museu das Missões sobre lo indígena. A partir de eso, reflexionamos sobre cómo los discursos de/en los museos producen ciertas versiones de los hechos de la historia, destacando las condiciones de producción que determinan los discursos que constituyen el archivo de los Museos analizados. O sea, comprendemos los efectos ideológicos y de relaciones de poder constitutivas de los discursos inscritos en esos museos. Nuestro estudio, se justifica porque estamos lanzando gestos de interpretación sobre diferentes prácticas discursivas y sociales, buscando, por tanto, trabajar con la historia, el discurso y la memoria, para reflexionar sobre los museos, sobre la producción de conocimiento y archivo. Así, entendemos que observar la forma en quelos Museos se determinan histórica e ideológicamente, produciendo efectos de sentido en torno al lenguaje, la memoria y la historia que se conserva en este espacio. Para eso, nos baseamos en los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia de las Ideas Lingüísticas en articulación con el Análisis del Discurso Franco-Brasileña. Consideramos que cada uno de los museos produce una versión de la historia ligada a cuestiones de política e ideología. Así, observamos cómo cada espacio produce una narratividad sobre los hechos de la historia de manera diferente, ligada a las condiciones de producción de los discursos en el momento de su constitución. Luego, las versiones de la historia dependen de quién cuenta y de qué lugar ella se cuenta, siendo siempre susceptible de interpretación.
Palavras-chave: Museus
São Miguel das Missões, RS
Discurso
Análise do discurso
Historicismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6179
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MULLER.PDF990,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.