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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6181
Tipo: | Monografia |
Título: | Representatividade feminina afro-brasileira e africana nos contos “Olhos d’água” e “Mutola”: uma proposta de plano de aula |
Autor(es): | Menezes, Amanda Oliveira |
Primeiro Orientador: | Paz, Demétrio Alves |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Ana Cecília Teixeira |
Segundo membro da banca: | Fraccari, Sabrina Ferraz |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da descrição de uma proposta de plano de aula que envolve a representatividade feminina afro-brasileira e africana através dos contos “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo (2016), e “Mutola”, de Paulina Chiziane (2019). Para tanto, o objetivo está em desenvolver um plano de aula voltado à leitura crítica desses contos, bem como promover o letramento literário, baseado nos procedimentos metodológicos de Rildo Cosson (2021). A realização desse planejamento encontra justificativa na Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003, que norteia as abordagens étnico-raciais no ensino, por meio da literatura. A proposta do presente plano de aula é essencial para a construção de reflexões sobre o ser feminino, já que é por meio da representatividade das personagens dos contos e de suas escritoras que se estabeleceu o planejamento. Além de Cosson (2021), outros pesquisadores são utilizados na escrita e compreensão desse trabalho, como: Rouxel (2013), Louro (2014), Dalvi (2013), Candido (2011), Freire (2021) etc. |
Abstract/Resumen: | Este trabajo de conclusión de curso trata de la descripción de una propuesta de plan de clase que envuelve la representatividad femenina afro-brasileña y africana través de dos cuentos “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo (2016), y “Mutola”, de Paulina Chiziane (2019). Para tanto, el objetivo está en desarrollar un plan de clase destinado a lectura crítica de eses cuentos, bien como promover la alfabetización literaria, basado en los procedimientos metodológicos de Rildo Cosson (2021). La realización de ese plan encuentra justificativa en la Ley 10.639/2003, de 9 de enero de 2003, que nortea abordajes étnicos-raciales en la enseñanza, por medio de la literatura. La propuesta del presente plan de clase es esencial para la construcción de reflexiones sobre el ser femenino, ya que es por medio de la representatividad de los personajes de los cuentos y de suyas escritoras que se estableció el planeamiento. Además de Cosson (2021), otros investigadores son utilizados en la escrita y comprensión de ese trabajo, como: Rouxel (2013), Louro (2014), Dalvi (2013), Candido (2011), Freire (2021) etc. |
Palavras-chave: | Letramento Gêneros literários Conto Ensino Mulheres negras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6181 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MENEZES.PDF | 858,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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