Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Batista, Jeize de Fátima-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Cecília Teixeira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Sheila Maria de-
dc.creatorVargas, Junara Bialva-
dc.date2022-08-16-
dc.date.accessioned2022-12-14T12:56:33Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-12-14T12:56:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6183-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre nuevas propuestas para la enseñanza de la Lengua Portuguesa, en la Enseñanza Fundamental, a través de dinámicas pedagógicas, entendidas como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Las dinámicas son consideras un recurso facilitador y motivador para la comprensión de los contenidos trabajados en clase, así como contribuyen para la formación del alumno como ser social. Este trabajo se realizó a través de una investigación bibliográfica sobre el tema mencionado, y está dividido en tres capítulos: en el primer capítulo, realizamos un levantamiento bibliográfico sobre la enseñanza de la lengua portuguesa en el siglo XXI, a partir de los estudios de Irandé Antunes (2003), Sírio Possenti (2000), Nícia Clare (2002), entre otros; en el segundo capítulo, buscamos conceptualizar la dinámica pedagógica, reflexionando sobre su importancia en el proceso de enseñanza a partir de las contribuciones de Ricardo Cerqueira (1997), Celso Antunes (2000) y Marli Pegorini (2012); y, en el último capítulo, describimos la dinámica desarrollada en el aula, en la Práctica Supervisada de Lengua Portuguesa IV, del Curso de Letras, de la Universidad Federal da Fronteira Sul. A partir de la práctica realizada en la pasantía, afirmamos que las dinámicas, como metodología de enseñanza y aprendizaje en las clases de lengua portuguesa, son recursos relevantes, favoreciendo la interacción y la construcción del conocimiento.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre novas propostas para o ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, através de dinâmicas pedagógicas, entendidas como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. As dinâmicas são consideradas um recurso facilitador e motivador para a compreensão dos conteúdos trabalhados em aula, bem como para a formação do aluno enquanto ser social. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas sobre o referido tema, e divide-se em três capítulos: no primeiro capítulo, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de língua portuguesa no século XXI, tendo como base os estudos de Irandé Antunes (2003), Sírio Possenti (2000), Nícia Clare (2002), entre outros; no segundo capítulo, procuramos conceituar as dinâmicas pedagógicas, refletindo sobre a sua importância no processo de ensino a partir das contribuições de pesquisadores como Ricardo Cerqueira (1997), Celso Antunes (2000) e Marli Pegorini (2012); e, no último capítulo, descrevemos as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa IV, do Curso de Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Com base na prática realizada no estágio, afirmamos que as dinâmicas, como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, são recursos relevantes, favorecendo a interação e a construção de conhecimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-12-13T20:09:27Z No. of bitstreams: 1 VARGAS.pdf: 3161814 bytes, checksum: 1fd0a8587afbcb1ebb9f6dbb542d6f0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-14T12:56:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VARGAS.pdf: 3161814 bytes, checksum: 1fd0a8587afbcb1ebb9f6dbb542d6f0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T12:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VARGAS.pdf: 3161814 bytes, checksum: 1fd0a8587afbcb1ebb9f6dbb542d6f0f (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDinâmica de grupopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleAs dinâmicas como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARGAS.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.