Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6183
Tipo: | Monografia |
Título: | As dinâmicas como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa |
Autor(es): | Vargas, Junara Bialva |
Primeiro Orientador: | Batista, Jeize de Fátima |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Ana Cecília Teixeira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Sheila Maria de |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre novas propostas para o ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, através de dinâmicas pedagógicas, entendidas como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. As dinâmicas são consideradas um recurso facilitador e motivador para a compreensão dos conteúdos trabalhados em aula, bem como para a formação do aluno enquanto ser social. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas sobre o referido tema, e divide-se em três capítulos: no primeiro capítulo, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino de língua portuguesa no século XXI, tendo como base os estudos de Irandé Antunes (2003), Sírio Possenti (2000), Nícia Clare (2002), entre outros; no segundo capítulo, procuramos conceituar as dinâmicas pedagógicas, refletindo sobre a sua importância no processo de ensino a partir das contribuições de pesquisadores como Ricardo Cerqueira (1997), Celso Antunes (2000) e Marli Pegorini (2012); e, no último capítulo, descrevemos as dinâmicas desenvolvidas em sala de aula durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa IV, do Curso de Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Com base na prática realizada no estágio, afirmamos que as dinâmicas, como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, são recursos relevantes, favorecendo a interação e a construção de conhecimentos. |
Abstract/Resumen: | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre nuevas propuestas para la enseñanza de la Lengua Portuguesa, en la Enseñanza Fundamental, a través de dinámicas pedagógicas, entendidas como herramienta en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Las dinámicas son consideras un recurso facilitador y motivador para la comprensión de los contenidos trabajados en clase, así como contribuyen para la formación del alumno como ser social. Este trabajo se realizó a través de una investigación bibliográfica sobre el tema mencionado, y está dividido en tres capítulos: en el primer capítulo, realizamos un levantamiento bibliográfico sobre la enseñanza de la lengua portuguesa en el siglo XXI, a partir de los estudios de Irandé Antunes (2003), Sírio Possenti (2000), Nícia Clare (2002), entre otros; en el segundo capítulo, buscamos conceptualizar la dinámica pedagógica, reflexionando sobre su importancia en el proceso de enseñanza a partir de las contribuciones de Ricardo Cerqueira (1997), Celso Antunes (2000) y Marli Pegorini (2012); y, en el último capítulo, describimos la dinámica desarrollada en el aula, en la Práctica Supervisada de Lengua Portuguesa IV, del Curso de Letras, de la Universidad Federal da Fronteira Sul. A partir de la práctica realizada en la pasantía, afirmamos que las dinámicas, como metodología de enseñanza y aprendizaje en las clases de lengua portuguesa, son recursos relevantes, favoreciendo la interacción y la construcción del conocimiento. |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Ensino Dinâmica de grupo Métodos de ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6183 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VARGAS.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.