Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6186
Tipo: Monografia
Título: Mujeres del alma mía: considerações sobre a obra de Isabel Allende
Autor(es): Caitano, Lara Regina Fava
Primeiro Orientador: Silva, Angelise Fagundes da
Primeiro membro da banca: Bernerd, Pablo Lemos
Segundo membro da banca: Fontana, Marcos Vinícius Liessem
Resumo: O presente trabalho ressalta a importância da literatura na sociedade e na vida pessoal de cada indivíduo. Quando se lê, nossos conhecimentos são estimulados, nos permitindo uma autonomia social, a partir da qual conseguimos refletir a respeito do mundo e de nós mesmos. Ao escolher o título “Mujeres del alma mía: considerações sobre a obra de Isabel Allende” pretendo refletir, a partir da escrita de Isabel Allende “Mujeres dela alma mía: sobre el amor impaciente, la vida larga y las brujas buenas”, sobre a literatura em conexão com a vida, buscando evidenciar a importância da literatura para quem lê e os múltiplos significados que vêm a partir disso. Para tanto, além de apresentar alguns aspectos da vida de Allende, reflito sobre a obra e a sociedade a partir de algumas temáticas, como o patriarcado, o feminismo, o machismo, a violência contra as mulheres, a família, a maternidade, o sexo/maturidade, o trabalho, a longevidade, assim como, a morte e a pandemia. Afora isso, discuto sobre a construção da narrativa no tocante a constitui-se como uma obra auto ficcional e apresento minhas reflexões finais.
Abstract/Resumen: El presente trabajo enfatiza la importancia de la literatura en la sociedad y en la vida personal de cada individuo. Cuando leemos, se estimula nuestro conocimiento, permitiéndonos tener una autonomía social, desde la cual podemos reflexionar sobre el mundo y sobre nosotros mismos. Al elegir el título “Mujeres del alma mía: considerações sobre a obra de Isabel Allende” pretendo reflexionar, a partir de la escritura de Isabel Allende, “Mujeres del alma mía: sobre el amor imapciente, la vida larga y las brujas buenas”, sobre la literatura en relación con la vida, buscando resaltar la importancia de la literatura para quien lee y las múltiples significados que se derivan de ella. Para ello, además de presentar algunos aspectos de la vida de Allende, reflexiono sobre el trabajo y la sociedad a partir de algunos temas, como el patriarcado, el feminismo, el machismo, la violencia contra la mujer, la familia, la maternidad, el sexo/madurez, el trabajo, la longevidad, así como la muerte y la pandemia. Aparte de eso, discuto la construcción de la narrativa en términos de constituir una obra autoficcional y presento mis reflexiones finales.
Palavras-chave: Literatura
Literatura hispano-americana
Autobiografias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6186
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAITANO.PDF415,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.