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Tipo: Dissertação
Título: Modos contemporâneos de concepção das políticas de escolarização: a transversalidade entre políticas públicas da assistência social e da educação em tempo integral
Autor(es): Casagrande, Samir
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Segundo membro da banca: Santos, Pricila Kohls-
Resumo: O tema de pesquisa deste trabalho se volta aos modos contemporâneos de concepção das políticas de escolarização, com foco nos impactos da transversalidade entre as políticas públicas da assistência social e da educação para implantação de uma política de Educação Integral no município de Camargo/RS. O estudo envolveu a transversalidade e a intersetorialidade das políticas públicas de assistência social e da educação, que, unindo recursos (financeiros e humanos), objetivos e práticas de interação social e comunitária, podem, a partir do ensino integral, desenvolver novos significados e significâncias se incluídas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em espaço escolar, com ênfase na interdisciplinaridade acerca dos modos contemporâneos de execução e transformação das políticas de escolarização. O objetivo geral do estudo foi analisar os impactos no Projeto Crescendo e no Projeto Crescendo no Campo a partir da transversalidade entre políticas públicas de educação em tempo integral e de assistência social no município de Camargo/RS. Como objetivos específicos, pretende-se investigar a transversalidade de políticas públicas e suas potencialidades; discutir a educação integral; evidenciar modos contemporâneos de execução e de transformação das políticas de escolarização, somado ao propósito de entender formas de oferta do atendimento educacional em tempo integral. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa documental, fora possível evidenciar impactos quanto à ampliação do atendimento educacional: efetivação do regime de colaboração intersetorial, vinculação ao Movimento Internacional de Cidades Educadoras e a consolidação do Projeto Crescendo como uma política pública municipal de educação integral. Tais impactos repercutiram no aumento do repasse de recursos para a educação, na adesão da comunidade escolar ao Projeto e na ampliação do funcionamento de unidades escolares.
Abstract/Resumen: The research theme of this work turns to contemporary ways of designing schooling policies, focusing on the impacts of transversality between public policies of social assistance and education for the implementation of an Integral Education policy in the municipality of Camargo/RS. The study involved the transversality and intersectionality of public policies for social assistance and education, which, by uniting resources (financial and human), objectives and practices of social and community interaction, can, from integral education, develop new meanings and significance if included in the service of coexistence and strengthening of bonds in the school space, with an emphasis on interdisciplinarity regarding contemporary ways of implementing and transforming schooling policies. The general objective of the study is to analyze the impacts on the integral education policy, from the integration of public policies of social assistance and education, in the municipality of Camargo/RS. As specific objectives, we intend to investigate the transversality of public policies and their potential; relate integral education to integral development; analyze the concept of equity related to social justice; to highlight contemporary ways of implementing and transforming schooling policies, in addition to the purpose of understanding ways of offering full-time educational assistance. From the accomplishment of a bibliographic research and a documental research, it was possible to evidence impacts regarding the expansion of educational service: effectiveness of the intersectoral collaboration regime, linkage to the International Movement of Educating Cities and the consolidation of the Crescendo Project as a municipal public policy of comprehensive education. Such impacts had repercussions on the increase in the transfer of resources for education, on the adhesion of the school community to the Project and on the expansion of the functioning of school units.
Palavras-chave: Intersetorialização
Políticas públicas
Gestão da educação
Assistência Social
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6188
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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