Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trevisol, Joviles Vitório-
dc.contributor.advisor-co1Nierotka, Rosileia Lucia-
dc.contributor.referee1Graff, Patrícia-
dc.contributor.referee2Oliven, Arabela Campos-
dc.contributor.referee3Giolo, Jaime-
dc.creatorDal Bello, Joselha Cristina-
dc.date2022-10-14-
dc.date.accessioned2022-12-16T14:17:39Z-
dc.date.available2022-12-14-
dc.date.available2022-12-16T14:17:39Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6189-
dc.description.abstractThe present dissertation examines the Quota Law implementation process in brazilians federal universities from 2012 to 2019. The purpose of the study was (i) to analyze the main changes that the Law 12.711/12 introduced in national student admission to public universities; (ii) to understand the main advances and contributions of the Quota Law for the inclusion and access democratization to public higher education and (iii) to study the changes that Affirmative Actions introduced in the socioeconomic and racial status of students at federal public universities in the period between 2012 and 2019. The research was developed through the analysis of the main Affirmative Action Policies implemented in the country from the year 2000 (laws, decrees, ordinances, advisory opinions, bills, etc.) and, secondly, the gathering and systematization of higher education microdata available in the INEP Higher Education Census. The data on new entrants to federal universities were organized into categories and subcategories of analysis. Where used the Statistical Product and Service Solutions (SPSS) software and the program, Excel, for the indicators systematization. Among Other results, the study showed that: (i) there was a significant increase in the number of students admission through the quota system. In 2012, even without a mandatory reserve, 12.7% of the students were quota students, in 2019 the percentage was 39.6%; (ii) social groups underrepresented from higher education had access to federal universities. In 2019, 64.9% of first-year students had completed high school in public schools and 47.4% declared themselves to be black, brown or indigenous, and 1.2% declared to have some type of disability; (iii) the importance of the Quota Law in the democratization of access and social inclusion in higher education; (iv) the need for continuity and improvement of the law, while associating it with other public permanence policies.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa o processo de implementação da Lei de Cotas nas universidades públicas federais no Brasil, no período de 2012 a 2019. O estudo teve como propósitos: (i) analisar as principais mudanças que a Lei nº 12.711/12 introduziu nas políticas nacionais de seleção e ingresso de estudantes nas universidades públicas; (ii) compreender os principais avanços e contribuições da Lei de Cotas para a inclusão e a democratização do acesso à educação superior pública; e (iii) analisar as mudanças que as ações afirmativas introduziram no perfil socioeconômico e racial dos estudantes das universidades públicas federais, no período entre os anos de 2012 e 2019. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise das principais políticas de ações afirmativas implementadas no país a partir do ano de 2000 (leis, decretos, portarias, pareceres, projetos de lei, etc.) e, além disso, da coleta e sistematização dos microdados da educação superior disponíveis no Censo da Educação Superior do INEP. Os dados sobre os ingressantes das universidades federais foram organizados em categorias e subcategorias de análise. A sistematização dos indicadores foi feita por meio do software Statistical Product and Service Solutions (SPSS) e do programa Excel. O estudo evidenciou, dentre outros resultados, que: (i) houve um significativo aumento do número de estudantes que ingressaram por meio do sistema de cotas. Em 2012, mesmo não sendo obrigatória a reserva de vagas, 12,7% dos estudantes eram cotistas, em 2019 o percentual foi de 39,6%; (ii) grupos sociais sub-representados da educação superior tiveram acesso às universidades federais. Em 2019, 64,9% dos ingressantes haviam concluído o ensino médio em escolas públicas e 47,4% se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e 1,2% declararam possuir algum tipo de deficiência; (iii) a importante contribuição da Lei de Cotas na democratização do acesso e da inclusão social na educação superior; (iv) a necessidade de continuidade e aprimoramento da Lei, sem deixar de associá-la a outras políticas públicas de permanência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-12-14T19:12:47Z No. of bitstreams: 1 DAL BELLO.pdf: 3078277 bytes, checksum: 042c7cbbc5bac9f8ce3ef92a64c4172c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-12-16T14:17:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAL BELLO.pdf: 3078277 bytes, checksum: 042c7cbbc5bac9f8ce3ef92a64c4172c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T14:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAL BELLO.pdf: 3078277 bytes, checksum: 042c7cbbc5bac9f8ce3ef92a64c4172c (MD5) Previous issue date: 2022-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleAs ações afirmativas na educação superior: a lei de cotas e o perfil dos estudantes das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAL BELLO.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.