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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6191
Type: | Dissertação |
Título : | Democratização e educação popular: o movimento de reorientação curricular na gestão Paulo Freire (1989-1991) frente à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Author: | Duarte Junior, Paulo Alberto |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Resume: | O presente trabalho se encaminha para temática da História da Educação do Movimento de Reorientação Curricular ocorrido na gestão Paulo Freire como secretário municipal de educação na cidade de São Paulo entre 1989 a 1991. O problema de pesquisa é entender como foi o Movimento de Reorientação Curricular crítica e emancipadora de Paulo Freire frente à Secretaria Municipal de Educação na cidade de São Paulo (1989-1991), no projeto de educação democrática, pública e popular da sua gestão? O objetivo geral é analisar o Movimento de Reorientação Curricular da gestão Paulo Freire frente à Secretaria Municipal de Educação na cidade de São Paulo (1989- 1991), no projeto de educação democrática, pública e popular da sua gestão voltado para currículo de História, pós-ditadura civil-militar. A metodologia utilizada para responder a pesquisa parte de uma análise bibliográfica e fundamentalmente documental, ao se utilizar dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, e o uso de artigos, livros, entrevistas e teses sobre a gestão. O trabalho de pesquisa parte de uma postura interdisciplinar em diálogo com referencial teórico da História Social e da História Sociocultural, como também da Pedagogia e da Educação dentro da Teoria Crítica do Currículo, ao mover conceitos relativos à construção curricular. Os resultados encontrados são de uma gestão marcada por uma postura democrática na construção curricular por ter esferas de decisões deliberativas, participativas na construção coletiva desde alunos, pais, mães, comunidade, professores; a proposta da gestão é calcada em preceitos freireanos para construção curricular das disciplinas, a partir do estudo da realidade local e elaboração de temas geradores para construção dos conteúdos para serem trabalhados interdisciplinarmente, inseridos na proposta da ação pedagógica pela via da interdisciplinaridade via tema gerador da proposta do Movimento de Reorientação Curricular. A História na reorientação segue os pressupostos freireanos e geraram debates, reflexões, discussões, resistências de professores ao abordar outros conteúdos, métodos no ensino de História, pois havia resistência para a nova proposta em aderir uma História nova, social em prol de uma História tradicional. O desafio foi abordar os temas geradores, trabalhar fora de períodos, do quadripartite francês, do tempo linear, dos grandes heróis, reis, datas, fatos e abordar uma História a ser ensinada que favorecesse o aluno como produtor de conhecimento, de uma História voltada para as necessidades da comunidade escolar e seu entendimento como participante da história. |
Resumen : | Le présent travail aborde le thème de l'histoire de l'éducation du Mouvement de Réorientation
Curriculaire qui a eu lieu sous l'administration de Paulo Freire en tant que le Secrétariat
Municipal de l'Education dans la ville de São Paulo entre 1989 et 1991. Le problème de
recherche est de comprendre comment le Mouvement de Réorientation curriculaire de Paulo
Freire, critique e émancipateur, a été pendant son administration du Secrétariat Municipal de
l'Education de la ville de São Paulo (1989-1991), dans le projet d'éducation démocratique,
publique et populaire. L'objectif général est d'analyser le Mouvement de Réorientation
Curriculaire pendant l’administration de Paulo Freire dans le Secrétariat Municipal de
l'Education de la ville de São Paulo (1989-1991), dans le projet d'éducation démocratique,
publique et populaire tourné vers le programme de formation de l’histoire, après la dictature
civilo-militaire. La méthodologie utilisée pour répondre à cette recherche est basée sur une
analyse bibliographique et fondamentalement documentaire, à partir de documents officiels de
l'Education Municipale, et sur l'utilisation d'articles, d'ouvrages, d'entretiens et de thèses sur le
management. Le travail de recherche part d'une approche interdisciplinaire en dialogue avec
le cadre théorique de l'histoire sociale et de l'histoire socioculturelle, ainsi que de la pédagogie
et de l'éducation au sein de la théorie critique du curriculum, lors du déplacement des
concepts liés à la construction du curriculum. Les résultats trouvés sont d'une gestion marquée
par une posture démocratique dans la construction curriculaire pour avoir des sphères de
décisions délibératives, participatives dans la construction collective des élèves, des pères, des
mères, de la communauté, des enseignants; la proposition de gestion est basée sur des
préceptes freiriens pour la construction curriculaire des matières à partir de l'étude de la réalité
locale et l'élaboration de thèmes générateurs pour la construction des contenus à travailler
interdisciplinaires, insérés dans la proposition de l'action pédagogique à travers
l'interdisciplinarité via le thème générateur de la proposition du Mouvement de Réorientation
Curriculaire. L'histoire en réorientation suit les hypothèses de Freire et a généré des débats,
des réflexions, des discussions, la résistance des enseignants à l'approche d'autres contenus,
méthodes dans l'enseignement de l'histoire, comme il y avait une résistance à la nouvelle
proposition d'adhérer à une nouvelle histoire sociale en faveur d'une histoire traditionnelle.
L'enjeu était d'aborder les thèmes générateurs, le travail hors périodes, le quadripartite
français, le temps linéaire, les grands héros, les rois, les dates, les faits et d'aborder une
Histoire à enseigner qui privilégie l'élève en tant que producteur de savoir, d'une Histoire
centrée sur les besoins de la communauté scolaire et sa compréhension en tant que participant
à l'histoire. The present work addresses the theme of the History of Education of the Curricular Reorientation Movement that took place during Paulo Freire's administration as municipal secretary of education in the city of São Paulo between 1989 and 1991. The research problem is to understand how the Curricular Reorientation Movement, which was critical and emancipator, was implemented by Paulo Freire during his administration of the Municipal Education Secretariat of the city of São Paulo(1989-1991) in a democratic, fee and public education project. The general objective is to analyze the Paulo Freire’s Curricular Reorientation Movement implementation during his administration of the Municipal Education Secretariat of the city of São Paulo (1989-1991), in the framework of democratic, free and public education project focused on the curriculum of History after civil-military dictatorship. The methodology used to respond to the research is based on a bibliographical and fundamentally documentary analysis, using official documents from the Municipal Education Secretariat, as well as articles, books, interviews and theses on administration. The research work takes an interdisciplinary approach in dialogue with the theoretical framework of Social and Sociocultural History, as well as Pedagogy and Education within the Critical Theory of the Curriculum, joining the concepts related to curriculum construction. The results found are of administration marked by a democratic posture in the curricular construction for having levels of deliberative, participatory decisions in the collective construction from students, parents, community, and teachers; the administration proposal is based on Freire’s precepts for the curricular construction of the subjects based on studying local reality and elaboration of generating themes for the construction of the contents to be worked interdisciplinary, inserted in the proposal of the pedagogical action through the interdisciplinarity via the generating theme of the proposal of the Curricular Reorientation Movement. History in reorientation follows Freire's assumptions and generated debates, reflections, discussions, resistance from teachers when approaching other contents, methods in the teaching of History, as there was resistance to the new proposal to adhere to a new, social History in favor of a traditional History. The challenge was to approach the generating themes, work outside periods, the French quadripartite, linear time, the great heroes, kings, dates, facts and approach History taught to favor the student as a producer of knowledge, of History focused on the needs of the school community and seeing it as a participant in history. |
Palabras clave : | construção social do currículo teoria crítica do currículo reforma curricular gestão democrática ensino de história |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6191 |
Fecha de publicación : | oct-2022 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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