Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6195
Tipo: Monografia
Título: A representação da morte em Enquanto a noite não chega, de Josué Guimarães
Autor(es): Amarante, Lucia Lopes do
Primeiro Orientador: Paz, Demétrio Alves
Primeiro membro da banca: Berned, Pablo Lemos
Segundo membro da banca: Fraccari, Sabrina Ferraz
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso pesquisa, por meio do viés de estudo dos símbolos, a representação da morte da obra literária de Josué Guimarães, Enquanto a noite não chega, publicada em 1978. O objetivo principal é analisar, através de passagens do texto, a simbologia presente ao longo da narrativa e encontrar no decorrer dessa análise as representações da morte presentes na história, além de conhecer os principais elementos que dão sentido à obra e como se relacionam com o estilo da escrita do autor. A pesquisa foi realizada de forma bibliográfica tendo como principais referências os estudos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2020) e Juan Eduardo Cirlot (1984) na área de estudo dos símbolos. De acordo com Chevalier e Gheerbrant (2020), os símbolos estão no centro, são cerne da vida imaginativa. Portanto, pesquisá-los nos permite transitar por diferentes vertentes e ter diferentes olhares acerca de assuntos que muitas vezes fazem parte no nosso cotidiano. No caso de Enquanto a noite não chega, os símbolos estão difundidos ao longo do enredo, construindo um texto de grande carga dramática e simbólica, ao passo que dentro desta simbologia encontramos componentes como cores e elementos da natureza que contribuem fortemente para o entendimento do sentido da obra.
Abstract/Resumen: Este Trabajo de Final de Curso investiga, a través del estudio de los símbolos, la representación de la muerte en la obra literaria de Josué Guimarães, Mientras la noche no sea suficiente, publicada en 1978. El objetivo principal es analizar, a través de pasajes del texto, el simbolismo presente a lo largo de la narración y encontrar, en el transcurso de este análisis, las representaciones de la muerte presentes en el relato, además de conocer los principales elementos que dan sentido a la obra y cómo se relacionan con el estilo de escritura del autor. La investigación se realizó de manera bibliográfica, teniendo como principales referentes los estudios de Jean Chevalier y Alain Gheerbrant (2020) y Juan Eduardo Cirlot (1984) en el área de estudio de los símbolos. Según Chevalier y Gheerbrant (2020), los símbolos están en el centro, están en el corazón de la vida imaginativa. Por lo tanto, investigarlos nos permite transitar por diferentes aspectos y tener diferentes perspectivas sobre temas que muchas veces forman parte de nuestra vida cotidiana. En el caso de Mientras no llega la noche, los símbolos se esparcen a lo largo de la trama, construyendo un texto de gran carga dramática y simbólica, mientras que dentro de esta simbología encontramos componentes como colores y elementos de la naturaleza que contribuyen fuertemente a la comprensión de el significado de la obra.
Palavras-chave: Simbolismo
Literatura
Regionalismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6195
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMARANTE.pdf344,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.