Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6210
Tipo: Monografia
Título: Perfil investidor dos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
Autor(es): Tomazelli, Felipe Scheunemann
Primeiro Orientador: Pacassa, Francieli
Primeiro membro da banca: Trindade, Larissa de Lima
Segundo membro da banca: Kroth, Darlan Christiano
Resumo: A presente pesquisa objetivou avaliar o perfil investidor dos acadêmicos de graduação de Administração do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e sua conexão com o impacto da educação financeira nos alunos. Para o estudo realizou-se survey online com os acadêmicos e os dados foram coletados através da aplicação de questionário, obtendo 86 respostas, que foram analisadas por meio da estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados encontrados apontam que os estudantes possuem em sua maioria um perfil moderado com relação aos seus investimentos e que, ao longo da graduação, aprimoram suas habilidades financeiras, visto que no início da graduação investem em modalidades de menor risco e ao passar dos semestres assumem riscos maiores em troca de melhores rendimentos. Ao tratar sobre o impacto que a graduação gera em relação a experiência com investimentos, foi perceptível que a graduação influencia positivamente, uma vez que o percentual de discentes sem experiência com investimentos diminuiu drasticamente ao decorrer do curso. Ainda, os acadêmicos afirmam que ocorreu uma mudança significativa em relação ao controle de suas finanças pessoais desde o início da graduação, bem como acerca do desenvolvimento de habilidades financeiras e sobre investimentos em geral. Por fim, os resultados obtidos através das correlações atestam que ao longo da graduação os estudantes desenvolvem experiências com investimentos e diversificam mais que nos semestres iniciais da graduação.
Abstract/Resumen: The present research aimed to identify the investor profile of undergraduate Business Administration students at Campus Chapecó of the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS and its connection with the impact of financial education on them. For the study, an online survey was carried out with the academics and the data were collected through the application of a questionnaire, obtaining 86 responses, which were analyzed using descriptive statistics and Pearson's correlation. The results indicate that the majority of students have a moderate profile in relation to their investments and that, throughout graduation, they improve their financial skills, since at the beginning of graduation they invest in lower risk modalities and over the semesters they take greater risks in exchange for better income. Nevertheless, when dealing with the impact that the graduation generates in relation to the experience with investments, it was perceptible that the graduation influences positively, once the percentage of undergraduate students without experience with investments decreased drastically during the course. Still, the students claim that there was a significant change in relation to the control of their personal finances since the beginning of graduation, as well as the development of financial skills and investments in general. Ultimately, the results obtained through the correlations attest that throughout the graduation, the academics develop experiences with investments and diversify more than in the initial semesters of the graduation
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino superior
Administração
Universidade Federal da Fronteira Sul
Economia
Investimentos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6210
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOMAZELLI.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.