Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6212
Type: Dissertação
Título : Saberes docentes e as tecnologias digitais da informação e comunicação: o trabalho de professores de língua portuguesa e o ensino remoto emergencial nas Insituições de Ensino do Assentamento José Maria - Abelardo Luz/SC
Author: Maciel, Eduardo Menegais
First advisor: Pereira, Ana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Backes, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Solange Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Copatti, Carina
Resume: A presente investigação foi conduzida pelo problema de pesquisa que buscou responder em que medida os saberes dos professores de Língua Portuguesa, relativos aos usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, contribuíram e influenciaram para o desenvolvimento das atividades remotas emergenciais, em tempo de pandemia, nas instituições de ensino do Assentamento José Maria - Abelardo Luz/SC? Nesse espaço que se integra a oferta da Educação do Campo, objetivou-se investigar os saberes dos professores de Língua Portuguesa, relativos ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, e de que forma contribuíram e influenciaram para o desenvolvimento das atividades remotas emergenciais em tempo de pandemia. As instituições de ensino que fazem parte da investigação estão situadas em área de assentamento de reforma agrária organizada pelo MST, denominada Assentamento José Maria, num raio de aproximadamente 500 m². Fazem parte da investigação: Escola Básica Municipal José Maria; Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire; e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz/SC. A pesquisa teve base teórica e epistemológica freireana, dialoga com a perspectiva libertadora e emancipatória e assume o materialismo histórico-dialético como método e concepção metodológica para tratamento do objeto. É evidenciando, portanto, que durante o período que foi necessário o fechamento das instituições de ensino e adotar medidas de isolamento social as TDIC se tornaram ainda mais presentes e necessárias no contexto educativo, sobretudo no trabalho dos professores para desenvolver o trabalho na modalidade do ensino remoto emergencial, mas para que esses recursos de fato pudessem contribuir com processo de ensino e aprendizagem faz-se necessário a disponibilização deles na escola, formação e (re)conhecimento das TDIC como recursos didáticos e pedagógicos, em íntima relação com o contexto educativo (PEREIRA, 2019; KENSKI, 2008, 2012; PINO, 2003; MORAN, 2004). Entretanto, diante de toda essa necessidade, os dados revelaram que os órgãos responsáveis pelas instituições desconsideraram as desigualdades de acesso e foram omissos quanto à disponibilização de formação e de recursos necessários para desenvolver o ensino, tanto aos professores quanto aos alunos, colocando os profissionais e as famílias como únicos responsáveis pelo ensino durante a pandemia. Ainda, que os saberes dos professores investigados relativos às TDIC são de gênese social e adotam uma perspectiva mais técnica e operacional, descontextualizados do meio educacional não se integrando às perspectivas críticas defendidas, contribuindo de forma parcial e fragmentada no desenvolvimento do ensino remoto emergencial.
Resumen : The present investigation was conducted by the research problem that sought to answer to what extent the knowledge of Portuguese Language teachers, regarding the uses of Digital Information and Communication Technologies, contributed and influenced the development of emergency remote activities, in time of a pandemic, in the educational institutions of the José Maria Settlement - Abelardo Luz/SC? In institutions that are part of the Rural Education offer, it aimed to investigate the knowledge of Portuguese language teachers, regarding the use of digital information and communication technologies, and how they contributed and influenced the development of emergency remote activities in time of pandemic. The educational institutions that are part of the investigation are located in an agrarian reform settlement area organized by the MST, in the José Maria Settlement, within a radius of approximately 500 m²: José Maria Municipal Basic School; Paulo Freire State High School; and Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina Advanced Campus of Abelardo Luz/SC. Consistent with a Freirean theoretical and epistemological basis, it dialogues with the liberating and emancipatory perspective and assumes historical-dialectical materialism as a method and methodological conception for the treatment of the object. It is evident, therefore, that during the period that it was necessary to close educational institutions and adopt measures of social isolation, the TDICs became even more present and necessary in the educational context, especially in the work of teachers to develop work in the teaching modality. emergency remote, but for these resources to actually contribute to the teaching and learning process, it is necessary to make them available at school, training and (re)knowledge of TDICs as didactic and pedagogical resources, in close relationship with the educational context (PEREIRA, 2019; KENSKI, 2008, 2012; PINO, 2003; MORAN, 2004). However, as for teacher training and as for Organs competent bodies as inequalities of access and were developed for teaching, however, and as for the offer to students, families are solely responsible for teaching during the pandemic. Technical education teachers, whose knowledge of teachers has not yet been investigated in the creation of the TDIC and adopt a more technical and operational perspective of teaching, decontextualized defend themselves critical, disintegrating in a partial and fragmented way in emergency remote development.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Formação continuada de professores
Língua Portuguesa
Tecnologia educacional
Tecnologia da comunicação
Tecnologia da informação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6212
Fecha de publicación : 6-dic-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MACIEL.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.